Notícias PMPE

Notícia publicada em 15/05/2018 | 12:29

OFTALMOLOGIA DA PMPE PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO GLAUCOMA

foto-noticia

CAMPANHA propõe diagnosticar doença precocemente

O Departamento de Oftalmologia do Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar de Pernambuco realizará uma campanha de prevenção à cegueira pelo glaucoma, que acontecerá entre os próximos dias 25 de maio a 01 de junho de 2018. Além da consulta, na programação o paciente poderá participar de atividades educativas sobre a doença com apresentação de vídeos e folhetos.

A família policial militar interessada em participar da Semana de Prevenção à Cegueira pelo Glaucoma e que apresente fatores de risco da doença deverá realizar agendamento de consulta pelo site www.sismepe.pe.gov.br.

 

Os fatores de risco que sinalizam o diagnóstico da doença são Pressão Intraocular (PIO) elevada, idade avançada, raça negra, diabetes, histórico familiar e miopia elevada. O Glaucoma é uma doença silenciosa e pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente.

 

 

Segundo o chefe da clínica de oftalmologia da PMPE, o capitão Bruno Cavalcanti, a semana tem finalidade educativa e alertar as pessoas sobre o glaucoma. "O glaucoma é uma neuropatia optica, uma lesão do nervo optico e se caracteriza com a perca periférica da visão, isto é, deixa de perceber objetos que estão ao lado, sem perder a visão central. Essa neuropatia óptica é crônica, pois leva muitos anos a se desenvolver e quando tardiamente é diagnosticada pode levar a pessoa perder a visão.

 

EXAMES são necessários para diagnosticar glaucoma e iniciar tratamento

O chefe do Departamento de Oftalmologia da PMPE, o oftalmologista e capitão Bruno Cavalcanti, alerta sobre a doença. “Para saber se tem glaucoma, que é uma doença silenciosa, é necessário fazer uma consulta com o oftalmologista e fazer o exame de fundo de olho e da pressão para o diagnóstico precoce do glaucoma e iniciar o tratamento com a utilização de colírio ou, em casos mais avançados, com laser ou mesmo cirurgia”, explicou, convidando aqueles que se enquadram nos fatores de risco para marcação de consulta e participação da semana de prevenção do glaucoma.

Fonte: FOTO: Cabo Leandro Brayner/5ª EMG-PMPE