Notícia publicada em 28/06/2018 | 15:47

BALANÇO POSITIVO PARA A OPERAÇÃO OCTOPUS

OPERAÇÃO tem obtido balanço positivo

Reunião analisa números da iniciativa da PMPE em parceria com diversos parceiros, que vem retirando de circulação veículos que poderiam estar servindo à criminalidade

A Operação Octopus, criada pela Polícia Militar de Pernambuco, batizada em referência aos muitos tentáculos de um polvo, vem ampliando seus resultados positivos desde seu lançamento, em 20 de dezembro de 2017. Nesta semana, foi realizada uma reunião com representantes dos muitos setores envolvidos em sua execução e os números levantados comprovam seu êxito. O encontro ainda serviu para a discussão de propostas que possam aperfeiçoar ainda mais a iniciativa.

A Octopus tem como objetivo maior retirar de circulação motocicletas que possam ser usadas para a prática de crimes, uma vez que esse é o meio de transporte mais frequentemente utilizado em assaltos e homicídios. A operação envolve todas as unidades da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e três da Diretoria Integrada Especializada – BPTran, BPRv e CIPMoto, órgãos externos como Detran, CTTU, Guarda Civil Metropolitana do Recife, além de equipes da Lei Seca e da parceria que é feita entre os batalhões envolvidos e prefeituras das cidades do Grande Recife.

Basicamente, a operação consiste em onze bloqueios simultâneos, com participação de todos esses atores, realizados em locais onde os índices de criminalidade sejam mais preocupantes em cada uma das Áreas Integradas de Segurança da capital e Região Metropolitana. Eles acontecem preferencialmente de quarta-feira a sábado, sempre em áreas diferentes, de acordo com o levantamento estatístico. Além de parar e revistar veículos nesses pontos, equipes de motocicletas fazem rondas pela região, identificando e abordando suspeitos.

Desde sua criação, a Octopus já abordou 110 mil veículos, apreendeu 5.694 motocicletas irregulares e nove armas de fogo, recuperou 24 veículos roubados e extraiu 12.759 notificações de trânsito.

Fonte: FOTO: DIVULGAÇÃO ASCOM/PMPE.