Notícia publicada em 02/09/2019 | 08:16

CERIMÔNIA COMEMORA CHEGADA DA FORÇA NACIONAL EM PAULISTA

EFETIVO terá 405 homens lançados às ruas

Na manhã dessa sexta-feira(30), no estacionamento do Shopping North Way, foi realizada uma solenidade para marcar o lançamento do efetivo do Programa Em Frente Brasil nas ruas de Paulista, espécie de projeto-piloto aprovado pelo Governo Federal, de enfrentamento à violência.

O programa será executado ao longo de quatro meses, onde integrantes da Força Nacional de Segurança vão atuar no município em ações de policiamento ostensivo, inteligência, perícias forenses e em investigações criminais. O efetivo também será composto por agentes das policias Federal, Rodoviária Federal e Civil, além de policiais militares, do Corpo de Bombeiros, Guardas municipais e Agentes de Trânsito, e terão o apoio de 74 viaturas. Ao todo, 405 profissionais de segurança farão parte da iniciativa.

O projeto, anunciado em março, pelo Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, será implementado também nas cidades de Ananindeua (PA), Goiânia, Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).Segundo a Secretaria de Defesa Social, as ações de segurança pública que vêm sendo desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, como a criação do 26º BPM, no Litoral Norte, têm sido fundamental para redução da criminalidade na região, incluindo no município de Paulista. Só neste ano, a redução dos crimes contra a vida, na cidade, chegou a 37%. Ao todo, foram 59 homicídios registrados no município, entre janeiro e julho de 2019, contra 94 notificados no mesmo período do ano passado.

Para prestigiar o evento, estiveram presentes o secretário executivo de defesa social, Humberto Freire, o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Vanildo Maranhão, o comandante do policiamento ostensivo da Força Nacional, Major PM Ribeiro, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto, entre outras autoridades.

Fonte: Foto: Sgt Manoela Correia ASCOM-PMPE