MUSEU DA PMPE É LEMBRADO NO DIA DO HISTORIADOR

Hoje, 19 de agosto, data marcada no calendário para celebrar o Dia Nacional do Historiador. Para sublinhar o momento, vale prestar homenagem ao Museu da Polícia Militar de Pernambuco, detentor de um acervo vivo e histórico da instituição. O Museu da Corporação fica localizado na área interna do Quartel do Comando Geral, no Derby.

O espaço resgata cronologicamente a memória viva dos fatos ocorridos na instituição militar, desde a criação da Corporação às volantes do cangaço. Mostra também fardamentos e réplicas vivas de armamentos, utilizados em diversas movimentos e guerras vivenciadas pelo mundo.

Entre os armamentos (fotos acima), o Museu tem no acervo o fuzil sistema minié utilizado na Guerra do Paraguai, sendo considerado como padrão em uso na Infantaria do Império durante o combate.

Em 1858, o governo imperial decidiu adotar o revólver sistema lefaucheux, conhecido nos anais do Exército como modelo 1858, que foi a primeira arma curta militar a utilizar cartuchos metálicos no país. 

O Museu, composto por policiais militares que ministram palestras ao público visitante, também propõe uma viagem na história do mundo gráfico da Polícia Militar de Pernambuco, desde a tipografia ao offsett. Mesmo diante os avanços tecnológicos, o setor ainda confecciona os boletins de ocorrência para toda a corporação.

A celebração ao Dia do Historiador foi instituída pela Lei n° 12.130, de 17 de dezembro de 2009. A data escolhida foi para homenagear. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco Araújo, simplesmente mais conhecido por Joaquim Nabuco, nascido em 19 de agosto de 1849, no Recife. Além de historiador, Joaquim Nabuco foi diplomata, jornalista, jurista e deputado geral pela Província de Pernambuco.

Fotos: armamento pertencente ao Museu da Polícia Militar de Pernambuco