Museu da PMPE recebe doação de materiais por colecionador

A Polícia Militar de Pernambuco recebeu a visita do 1º tenente R/2 do Exército Brasileiro e colecionador, Dennis Mocock, que veio na manhã desta quarta feira (02/09) ao Quartel do Comando Geral (QCG) doar alguns equipamentos para o acervo do museu da Corporação.

O militar fez a entrega solene ao senhor chefe do Estado Maior Geral (EMG), coronel Arlis Gadelha, de um capacete de combate MU (ainda utilizado pelo exército), um expositor para munições, diversos cartuchos de munições antigas e obsoletas (9mm Luger; 7 mm; .45 ACP; .45 AR; 44-40). O ato foi acompanhado pelo major Edson Oliveira, responsável pelo museu, e seus auxiliares, sgt Leandro Brainer e Sd Anderson José.

Muitos dos equipamentos doados foram utilizados pelo efetivo da PMPE até meados da década de 80. Atualmente, o museu da Polícia Militar possui em seu acervo peças de alto valor histórico, principalmente armas de fogo, as quais se encontram em exposição permanente, acompanhadas de seus respectivos dados técnicos e históricos.

O pesquisador Dennis Mocock tem contribuído com esse resgate histórico da briosa. Ele foi responsável pelo trabalho de pesquisa que resultou em um catálogo de 72 páginas e um vídeo dos armamentos bélicos da Corporação. O estudo, que foi realizado de forma voluntária pelo colecionador e foi entregue no início deste ano ao comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, recebeu complemento de 20 páginas. Nele, o pesquisador aprofunda dados históricos, apresentando aos visitantes e pesquisadores dados técnicos dos calibres e respectivas munições empregadas nos armamentos.

O militar detém em seu currículo curso de Oficial da arma de Infantaria- CPOR, Recife; curso de material bélico, realizado no Rio de Janeiro; além de graduação em Gestão de Segurança Pública e Patrimonial, pela Universo. Atualmente, ele atua como consultor e colaborador do Museu Militar do Forte do Brum, na área de armamentos históricos.