A aula inaugural do Curso Superior de Polícia (CSP) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) foi realizada, na manhã desta terça-feira (1). O evento aconteceu por videoconferência no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PMPE e deu início à qualificação dos oficiais.
O anfitrião do evento, o comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão fez questão de lembrar que este ano a qualificação precisou se adaptar à nova realidade trazida pela Pandemia do COVID-19. “É uma situação excepcional e pela necessidade, os cursos funcionarão na modalidade de ensino à distância.”
Participaram remotamente o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Fernando Cerqueira; o subcomandante geral, coronel André Cavalcanti; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Arlis Gadelha; o diretor Geral de Administração da PMPE; coronel João Bosco e o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMPE, coronel Ricardo Babosa e o gerente Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária, o delegado Cláudio Borba; o comandante da Academia Militar do Paudalho, tenente-coronel Ivaldo Bezerra, juntamente com a equipe de coordenação dos cursos.
As qualificações serão realizadas pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), com a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e a supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES). As aulas têm previsão de término para o dia 28 de dezembro.
Os alunos assistiram à palestra do desembargador e o tema abordado por ele foi “Os desafios da administração pública diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus”.
A turma do CSP é composta 36 oficiais-alunos e é de caráter obrigatório, sendo um dos requisitos para ascensão ao posto de coronel da Corporação. Já o CAO visa capacitar 52 capitães do quadro de oficiais policiais militares, habilitando-os a concorrerem à promoção ao posto imediatamente superior.