Comandante Militar do Nordeste visita QCG

Nesta manhã (9) o general de Exército Freire Gomes, comandante Militar do Nordeste (CMNE), fez uma visita ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), localizado no bairro do Derby, acompanhado do general de Divisão Gomes de Matos e do coronel Adler Moura, comunicação social do CMNE. Na ocasião o general foi recebido pelo comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, pelo subcomandante geral da Corporação, coronel André Cavalcanti e pelo chefe do Estado Maior Geral, coronel Arlis Gadelha, além de estarem presentes o coronel João Bosco, diretor Geral de Administração e o coronel José Roberto de Santana, diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar.

Durante a visita o general Freire Gomes foi condecorado pelo comandante geral, coronel Vanildo Maranhão, com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, presenciou o evento, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. A comenda foi concedida ao general no ano de 2019, mas devido a uma missão urgente em Brasília, ele não pode estar presente para recebê-la. “Primeiramente quero me desculpar por não ter podido prestigiar a cerimônia, eu tinha a obrigação de vir aqui para agradecer essa homenagem, que é o sinal de amizade e reconhecimento ao Exército Brasileiro. As cerimônias militares refletem o nosso espírito do dia a dia e a Polícia não é diferente”, disse o general, que aprendeu a ter admiração pela Corporação desde cedo, através de seu pai, coronel do Exército Brasileiro, Valdir Gomes, amante da Cavalaria e frequentador assíduo do Regimento de Polícia Montado Dias Cardoso.

 

Após o almoço, no cassino dos oficiais, o comandante do CMNE aproveitou a oportunidade para conhecer o Museu da Polícia Militar, cujo acervo nos leva a reviver um pouco da história desta Briosa Corporação. Guiado pelo auxiliar do Museu, soldado PM Anderson José, o general pode apreciar o uniforme mais antigo preservado da PMPE, datado do ano de 1920, além do primeiro uniforme do Batalhão de Polícia Feminino, do ano de 1986. O livro ata de inauguração do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco também é peça de exposição do Museu, antes, no local, funcionava o Mercado Coelho Cintra. Armas longas e curtas usadas na Guerra do Paraguai como é o caso da Mosquete Antecarga Modelo Inglês e Fuzil Sistema Minié estão expostas no Museu, assim com modelos utilizados pelo bando de Lampião fazem parte do acervo, são elas as Pistolas Browning FN e Luger, usadas por Maria Bonita e Lampião, respectivamente. Passamos pelo tempo do Império, a Espada Imperial utilizada pela guarda civil do Imperador Dom Pedro II pode ser vista pela delegação do Comando Militar do Nordeste, que fechou sua visita com a Memória Musical da PMPE, através do Busto do Capitão Zuzinha, maestro da Banda de Música da PMPE e criador do ritmo Frevo, além do Livro de Partituras e Batuta do tenente João Cícero de Souza, autor da Canção da Polícia Militar de Pernambuco.