O Sistema Koban, de origem japonesa e que vem ocupando espaços em Pernambuco, por sua característica de aproximar as forças de segurança pública das comunidades, se consolida e ganha força no Estado. Na última terça-feira (06/10), o posto fixo instalado em Boa Viagem recebeu a visita do cônsul geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, que foi ver de perto os avanços conquistados nestes pouco mais que dois anos, desde a implantação do programa em Pernambuco.
O cônsul foi recebido pelo gestor da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH) da PMPE, coronel Raul Cavalcante, e pelo coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel José Cicero de Oliveira Júnior. Para passar ao visitante uma mostra de tudo que vem sendo desenvolvido no Núcleo, oficiais e praças do 19º BPM tiveram espaço para apresentar atividades e resultados do que tem sido feito na área assistida pelo Koban no bairro.
Satisfeito com o desenvolvimento do projeto no Estado, o cônsul se colocou à disposição para apoiar incrementos ao programa, o que vai estreitar ainda mais os laços de cooperação entre o Japão e o Brasil, principalmente em Pernambuco. Tudo isso chega para fortalecer, internamente na PMPE, o espírito de policiamento comunitário em toda a corporação.
O programa de policiamento comunitário – sistema Koban já está presente com Postos de Policiamento, além de Boa Viagem, em Paulista, abrangendo Maranguape I e Jardim Maranguape, e em Caruaru, no Monte Bom Jesus e bairro Centenário. Até o final deste mês, a PMPE estará levando o Koban para Aldeia e outros dois setores no Cabo de Santo Agostinho, em Charneca e Ponte dos Carvalhos. E até o final do ano existe a previsão de outras unidades a serem criadas, ampliando o leque de ação do programa, que tem sido um reforço importante no sentido de garantir a segurança da população.