Adotando cuidados extras, PMPE envia efetivo para reforçar segurança no interior durante eleição

Para garantir a segurança e tranquilidade do processo eleitoral, a Polícia Militar de Pernambuco realizou na manhã desta sexta-feira (13/11), no Campo do Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, o lançamento dos policiais militares que irão participar da Operação Eleição 2020. A tropa escalada vai reforçar o policiamento do interior do Estado a partir das 7h desta sexta-feira (13/11) até as 13h da próxima segunda-feira (16/11).

       

No total, sete ônibus saíram do QCG em direção a municípios da zona da mata, agreste e sertão pernambucano. O reforço seguiu para os seguintes Batalhões: 4º BPM, 21º BPM e 24º BPM (área de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas); 2º BPM, 22º BPM e 6ª CIPM (área de Nazaré da Mata, Surubim, Limoeiro e vizinhança); 9º BPM (Garanhuns e vizinhança): 3º BPM, 23º BPM, 14º BPM, 8º BPM (área de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e vizinhança); 15º BPM, 8º CIPM); 10 BPM), área de Belo Jardim, Pesqueira; 10ª CIPM (Tamandaré).

Do 5º BPM, sediado em Petrolina, saíram mais dois ônibus, que seguiram para Unidades próximas, como Araripina, Salgueiro, Serra Talhada , Cabrobó, Santa Maria, Cabrobó e Petrolândia.

Para este primeiro turno, serão feitos 21.888 lançamentos de PM’s, sendo 2.500 no Recife, 2.291 na Região Metropolitana, 10.304 na Zona da Mata e no Agreste e 6.553 no Sertão, além da mobilização de 240 homens das especializadas.

 

Devido à pandemia, pela primeira vez o lançamento da tropa foi realizado em quatro horários distintos (De 7h às 9h, de 9h às 10h, de 10h às 11h e de 11h às 12h) para evitar aglomerações, seguindo orientações e protocolos de combate e prevenção ao Covid 19.

       

“Antes de embarcarem, os PM’s receberam kits pessoais contendo álcool em gel, luvas e máscaras para executarem suas atividades com segurança. Também instalamos um túnel de sanitização para o efetivo passar antes de entrar nos ônibus, que já vieram higienizados. Contamos ainda com uma equipe médica do CMH , que ficou de prontidão no campo do Derby para aferir a temperatura de cada um dos policiais”, pontuou o diretor adjunto de planejamento operacional da PMPE, coronel Ronaldo Tavares.

       

A diretora de Saúde da PMPE, coronel-dentista Cristiane Freitas, esteve presente no lançamento e orientou os policiais quanto aos cuidados individuais enquanto estiverem empenhados na Operação Eleição. “A tropa está prestes a cumprir uma nova missão, e ao mesmo tempo estamos enfrentando um inimigo invisível, por isso pedimos que cada policial tome o devido cuidado para sua proteção pessoal, com o uso de máscaras, do álcool em gel e lavagem das mãos, assim garantiremos um pleito seguro para nosso efetivo, como também para os eleitores pernambucanos”, finalizou a oficial.