PMPE garante segurança das ELEIÇÕES 2020

Mais uma vez a Polícia Militar de Pernambuco garantiu a segurança em todo o estado durante a Operação Eleição 2020. Desde a sexta-feira (13), quase 22 mil lançamentos foram feitos para garantir a tranquilidade do processo eleitoral. Policiais Militares saíram do Quartel do Comando Geral, no Derby, para reforçar o policiamento no interior do Estado. Todos os cuidados sanitários necessários foram tomados para a segurança da tropa e da população.

Durante a apresentação no QCG, os PMs receberam kits pessoais contendo álcool em gel, luvas e máscaras para executarem suas atividades com segurança, além de passarem por um túnel de sanitização e terem suas temperaturas aferidas. Tudo para garantir um pleito seguro para o efetivo, como também para os eleitores pernambucanos.
Este ano o 1º turno do pleito eleitoral caiu no dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, quando encerrou a monarquia constitucional parlamentarista do império, ficando marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório, do ano de 1889 a 1891. “Hoje, a Polícia Militar esteve presente nos 3.471 locais de votação de nosso Estado, com fins de assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais da população, que neste dia 15 de novembro, quando completamos 131 anos da Proclamação da República, a PMPE garantiu um processo eleitoral seguro a todo o povo pernambucano”, finalizou o diretor de Planejamento Operacional da PMPE, coronel José Roberto de Santana.
Até as 17h deste domingo (15/11), o Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE) da Secretaria de Defesa Social registrou 51 crimes eleitorais e outras ocorrências relacionadas à eleição para prefeitos e vereadores, com 129 pessoas conduzidas a delegacias de Polícia Civil, 143 municípios de Pernambuco não haviam registrado ocorrências relativas às eleições.

“Tivemos o emprego de um grande reforço no Estado inteiro e, diante desse balanço parcial, avaliamos esta como uma eleição tranquila. Nossos servidores se empenharam para que o exercício da democracia prevalecesse em Pernambuco. E também os eleitores compareceram às urnas para votar com muita serenidade, colaborando com todo o trabalho da segurança pública. O trabalho prossegue monitorando este momento de apuração dos votos e a movimentação após a divulgação dos resultados”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, seis pessoas foram autuadas em flagrante delito por suspeita de compra de votos. Entre os candidatos, 11 acabaram conduzidos a delegacias, porém apenas um deles terminou preso em flagrante, no município de Catende, na região da Mata Sul.
Texto: Sd Julia Miranda ASCOM PMPE
Foto: Sgt Manoela Correia ASCOM PMPE