Em apenas um mês do início da Operação Linha Segura, realizada nas estações de metrô, plataformas e trens, os resultados têm se mostrado positivos

Um convênio entre a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), através da Polícia Militar, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), trouxe para a população pernambucana, mais segurança dentro de um dos maiores sistemas de transporte da Região Metropolitana do Recife. Uma prova disso foi o levantamento das apreensões realizadas no período de 5 de Janeiro(data do início da operação), até o dia 5 de Fevereiro.

Em apenas um mês de operação, a Polícia Militar de Pernambuco, através do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), com apoio de mais unidades especializadas, batalhões de área e com o convênio da SDS e CBTU, registrou 55 prisões, além de 37 celulares recuperados, 380 gramas de maconha e 187 pedras de crack.

O comandante do BPChoque, Tenente Coronel Noronha, salientou que esses resultados obtidos foram frutos de muito trabalho. “Isso se deve ao trabalho de policiamento ostensivo desenvolvido pelo BPChoque e outras unidades da PM, que atuam no convênio através de abordagens constantes e orientações aos usuários e aos populares que desenvolviam atividades irregulares de comércio ambulante nas estações e composições. Este policiamento foi estabelecido com base em dados estatísticos, que são atualizados diariamente para a otimização do emprego do efetivo nos locais e horários de maior valor operacional. Sem falar da capacitação prévia do efetivo para atuação no metrô, visando informar as características próprias do terreno, tipos penais de maior ocorrência e procedimentos operacionais adequados para a atuação policial”. Ele ainda frisou a importância do programa de consulta a celulares da SDS. “O sistema Alerta Celular também foi um fator importante para o quantitativo de telefones móveis recuperados com queixa de roubo ou furtos”, finaliza.

Cerca de 60 policiais militares estão sendo empregados no patrulhamento ostensivo dentro das estações de metrô, tanto nas plataformas, quanto dentro dos trens, em uma operação intitulada de Operação Linha Segura. O lançamento do efetivo policial da Operação Linha Segura não compromete o policiamento ostensivo ordinário, visto que o efetivo trabalhará no dia de folga, sendo remunerado pelo Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).