BOPE INAUGURA GALERIA DE CURSOS DA UNIDADE

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou na noite de segunda-feira (15/02), em sua sede, uma cerimônia para inaugurar a Galeria Cel. PM Wilton Cav. 09. O local em homenagem ao coronel Wilton Serafim de Araújo (in memorian) traz um registro, por meio de placas, dos 15 cursos realizados pelo Batalhão desde quando ainda se chamava Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), sendo doze de Operações Policiais Especiais (COPE) e três de Ações Táticas Especiais (CATE).

Para celebrar este momento de preservação da história do Batalhão, se fizeram presentes o chefe do Copom, coronel Edvaldo César, acompanhado pelo diretor Especializado, coronel Antônio Menezes, entre outras autoridades militares.

Durante a cerimônia, foi prestada uma justa homenagem ao coronel Wilton através de um vídeo exibido ao público presente no evento, que devido à pandemia contou com a participação de um número reduzido de convidados.
O filme contou um pouco da trajetória profissional e pessoal do oficial.

Dando sequência à solenidade, os familiares, incluindo a viúva, senhora Maria Lilian Araújo, as filhas e também participando do ato, o sargento Rivelino, caveira mais antigo do Bope, formado pelo Cel Wilton, descerraram o tecido que cobria as placas.

Ao final, o comandante do BOPE, tenente-coronel Câmara Júnior, falou da importância de se resgatar a história do Batalhão e de quem passou por ele, deixando seu legado e sua contribuição. Ele enalteceu o pioneirismo do coronel Wilton na execução de cursos dentro da Unidade. “Hoje prestamos uma justa homenagem a esse grande homem. Foi ele quem deu o ponta pé inicial, foi ele quem deu às caras. À epoca, muitos não acreditavam que  era possível, mas ele foi lá  e provou o contrário. Ele formou muitos dos que hoje estão aqui neste evento, a exemplo  de mim. Eu espero que este nome que consta hoje na Galeria siga para toda a eternidade. Para que  os futuros alunos do COPE e do CATE possam entender que se hoje nós temos um Batalhão bem estruturado, que vem crescendo, tanto operacionalmente, quanto administrativamente, se tornando um elemento forte e crucial  dentro da segurança pública de Pernambuco, muito se deve a figura do coronel Wilton”, finalizou o oficial.