Policiais se despedem de um grande amigo de quatro patas

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, isso está no subconsciente de todos. No entanto, quando esse amigo se torna um companheiro de trabalho numa atividade em que vidas são colocadas em risco diariamente, esses laços se tornam ainda mais fortes. E, nessa terça-feira (18/05), os profissionais que compõem a Companhia Independente de Policiamento com Cães, a CIPCães, prestaram uma homenagem ao cão da raça pastor belga de Malinois Parada, de 10 anos, que morreu de insuficiência respiratória.

Ele foi cremado, às 10h, no cemitério Morada da Paz, mas suas cinzas carregarão um legado de inúmeros serviços prestados à sociedade pernambucana. Adquirido com outros cerca de 50 cães para trabalhar no policiamento da Copa do Mundo, de 2014, ele logo se destacou dos demais, por sua habilidade em farejar explosivos e realizar varreduras em ambientes onde as delegações e autoridades transitaram, impedindo assim qualquer possibilidade de atentados.

Após o final do Mundial, Parada passou a receber outros treinamentos, se especializando na descoberta de entorpecentes escondidos. Com seu faro apurado, ele passou a contribuir sobremaneira no combate ao tráfico de drogas em Pernambuco, atuando de forma direta em apreensões significativas de entorpecentes, se tornando um herói em inúmeras batalhas travadas ao longo desses anos de relevantes serviços prestados à PMPE e à sociedade pernambucana.