Desde que o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Roberto Santana, assumiu o cargo, vem realizando visitas protocolares a alguns órgãos dos entes federados para fortalecer as relações. Nesta terça-feira(29), foi a vez de visitar três importantes instituições: a Capitania dos Portos, a Casa Militar e o Comando Militar do Nordeste.
O primeiro encontro foi na Capitania dos Portos, no Bairro do Recife. Lá o comandante conheceu e se reuniu com o Capitão de Mar e Guerra Márcio Rebello de Oliveira. Durante o encontro, os militares trocaram informações sobre suas instituições e firmaram a relação de parceria entre os órgãos. O evento serviu para estreitar os laços entre a PMPE e o setor Naval em nosso Estado. Segundo Márcio Rebello, a visita do novo Comandante da PMPE foi de grande valia. “Trata-se de uma visita muito importante, porque a Marinha e a PMPE precisam ter sempre essa cooperação conjunta em várias atividades que por ventura envolvam as duas instituições”, ressaltou o Oficial.
Já a segunda visita foi na Casa Militar do Governo do Estado, onde o Comandante reuniu-se com o Chefe da instituição, Coronel Carlos José Viana, e com o Secretário Executivo de Segurança Institucional, Coronel Moraes. Na mesa, também se fizeram presentes o Secretário Executivo de Defesa Civil, Coronel BM Lamartine, o Diretor de Segurança Institucional, Coronel Edjones, e o Diretor de Inteligência, Coronel Alexandre Lima. Em uma conversa descontraída, o Coronel Carlos José ressaltou a satisfação de receber o novo comandante da PMPE e frisou que as portas da Casa Militar estão abertas e sempre à disposição da Polícia Militar.
O terceiro encontro do dia foi no Comando Militar do Nordeste (CMNE), onde o comandante geral foi recebido pelo General de Exército, Marcos Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste. Na ocasião, o General deu as boas vindas ao novo Comandante da PM e, durante a conversa, os Oficiais estreitaram ainda mais os laços de apoio às instituições. Além disso, o Comandante conheceu um pouco das dependências do CMNE e da história do Exército ganhando, inclusive, um livro contendo toda a história do Exército Brasileiro, além de uma medalha comemorativa. “Essa visita, sem dúvida alguma, é uma demonstração de consideração mútua e de vínculo entre o Exército e a Polícia Militar de Pernambuco. Certamente, retribuiremos a visita.”, frisou o General.
Por fim, o Coronel Roberto Santana, falou um pouco da importância dessas visitas protocolares: “Reporto as três visitas, a essas Instituições Militares, como muito importantes, pois podemos reafirmar o nosso compromisso de parceria e cooperação com a Marinha do Brasil, Casa Militar e Exército Brasileiro.”