Comando geral da PM segue seu projeto de interiorização

Comandante Geral e comitiva marcam presença no Sertão em mais um dia de ações e palestras destinadas a diretoria e unidades subordinadas do interior

 

Em continuidade as ações realizadas no interior, o Comandante Geral da PMPE, Coronel Roberto Santana, junto com sua comitiva – o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Arlis Gadelha; o Diretor Geral de Administração, Coronel Tibério César dos Santos. e o Diretor adjunto de Planejamento Operacional, Coronel Alexandre Tavares – promoveu mais uma palestra, desta vez aos comandantes de unidades da Diretoria Integrada do Interior II (DINTER II), nesta terça-feira (06/07), em Serra Talhada. O objetivo é alinhar as ações administrativas, operacionais e legislativas no âmbito da PMPE.

No início da manhã, o Comandante da DINTER II, Coronel Jamerson Pereira, recebeu o Comandante Geral na sede da diretoria. Após conhecer as instalações da unidade, as autoridades se reuniram para discutir algumas necessidades e peculiaridades do serviço operacional na área. “É uma satisfação imensa receber o Comandante aqui no Sertão. É, sem dúvida, uma oportunidade dele fazer uma constatação _in loco_ dos problemas e também das soluções que criamos. É importante essa proximidade, para que ele possa ter uma visão mais precisa do trabalho policial na região.”, frisou o Coronel Jamerson.

Logo depois, seguiram para o 14º BPM. Ao chegar no local, foram recebidos pelo Comandante da unidade, Tenente Coronel Magnes, e o subcomandante, Major Welber, que aproveitaram a ocasião, para falar sobre um programa de avaliação de desempenho profissional do policial, intitulado “POBJ”, que serve de incentivo operacional e de metas destinado à tropa, criado desde o início deste ano. “Trata-se de uma avaliação do trabalho do policial, que pode ser feito tanto individualmente como por equipe. O programa tem a capacidade de avaliar critérios que aumentam a pontuação do PM, como também prevê situações em que ele possa perder pontos. Esses resultados são mostrados aos policiais antes deles irem às ruas, diariamente.”, ressaltou o subcomandante da unidade, Major Welber.

Durante a passagem no 14°BPM, as autoridades acompanharam a ação cívico social na unidade, também realizada no dia anterior, em Caruaru. Organizada pela Diretoria Geral de Administração (DGA) e pelo Centro de Assistência Social (CAS), o objetivo da iniciativa é de oferecer aos militares e seus dependentes, serviços de assistência social e jurídica, vacinação para H1N1, identidade militar, além de consultas com profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas, fisiologistas, psicólogos e psicanalistas. “A missão do CAS Itinerante é agregar e levar mais serviços aqueles que estão mais distantes da capital. É a primeira vez que um Comandante Geral participa dessa comitiva itinerante, e está sendo muito importante a presença de todos na busca de melhorias para quem vive no interior.”, comenta a Coronel Valdenise Salvador, gestora do CAS.

De acordo com o Diretor da DGA, Coronel Tibério Cézar, a iniciativa foi um sucesso. “A importância dessa ação é facilitar a vida do policial e seus dependentes que vivem no interior. Nesta segunda, em Caruaru, foram mais de 301 identidades militares novas sendo feitas. Já nesta terça, em Serra Talhada, acredito que esse número seja ultrapassado. A necessidade da equipe de saúde também foi muito proveitosa. Então, esse conjunto de serviços que são utilizados mostram o quanto é eficaz esse tipo de iniciativa”, ressaltou.

*PALESTRA* – Em seguida, foi a vez do Comandante Geral e sua comitiva se reunirem para a palestra com os comandantes das unidades operacionais do Sertão, no auditório da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada. Na ocasião, os órgãos integrantes da comitiva explanaram a respeito da funcionalidade de cada setor, seus serviços e projetos específicos. O intuito é deixar os policiais mais informados sobre o trabalho de cada órgão.

Por fim, o Comandante Geral concluiu o evento frisando que está à disposição de todos para suprir carências que, por ventura, surjam e ainda destacou alguns projetos de melhorias para a PM no interior do Estado.