Com o objetivo de forjar sessenta alunos do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) da Polícia Militar de Pernambuco e vinte alunos do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) do Corpo de Bombeiros Militar, as duas Corporações realizaram nesta segunda-feira (19/07), no auditório da Uninassau, em Boa Viagem, a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO PM/BM 2021).
Devido ao momento de isolamento social vivido no país e no mundo, alguns convidados civis e militares se fizeram presentes no local da cerimônia, enquanto outros participaram de forma remota, em diversos ambientes virtuais, para evitar aglomeração.

A solenidade foi presidida pelo Governador do Estado, Paulo Câmara, que participou por meio de transmissão remota, assim como a vice-governadora, Luciana Santos; o Secretário de Defesa Social (SDS), Humberto Freire; o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José; ; o Secretário Executivo de Gestão Integrada, Flávio Duncan; o Corregedor Geral de Defesa Social, Paulo Fernando Loyo; o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Coronel Roberto Santana; e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Coronel Rogério Coutinho, entre outras autoridades.
Presencialmente, estiveram o Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Dr. Paulo Augusto; o Diretor Especial de Apoio Jurídico Administrativo da PMPE, Coronel Ney Lima; o Diretor Geral de Administração da PMPE, Coronel Tibério César; o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMPE, Coronel Wellington Câmara Júnior; e o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa do CBMPE, Coronel Caio Souza, entre outros, que participaram da parte instrutiva do evento, que iniciou mediante apresentação de duas palestras.
A primeira palestra, intitulada “O legado do CFO para vida”, foi proferida pelo Dr. Paulo Augusto, que ainda apresentou aos discentes o projeto institucional ‘Cidade Pacífica’, do Ministério Público. Na sequência do círculo de palestras, e encerrando o evento, foi a vez do Coronel Ney Lima abordar sobre o “Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado: origem, aspectos legais, doutrinários e perspectivas PMPE e CBMPE”.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) está sendo executado na modalidade presencial, de semi-internato, obedecendo todas as regras de distanciamento, conforme plano de convivência em virtude da Covid-19. O CFO PM contará com 1.886 horas/aula ministradas, que serão distribuídas em 51 disciplinas. O CFO BM contará com 1.890 horas/aula ministradas, que serão distribuídas em 57 disciplinas. A conclusão de ambos os cursos está prevista para meados de junho de 2022.