PMPE e CBMPE promovem aula inaugural do CFO

Com o objetivo de forjar sessenta alunos do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) da Polícia Militar de Pernambuco e vinte alunos do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) do Corpo de Bombeiros Militar, as duas Corporações realizaram nesta segunda-feira (19/07), no auditório da Uninassau, em Boa Viagem, a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO PM/BM 2021).

Devido ao momento de isolamento social vivido no país e no mundo, alguns convidados civis e militares se fizeram presentes no local da cerimônia, enquanto outros participaram de forma remota, em diversos ambientes virtuais, para evitar aglomeração.

Salão nobre do Quartel do Comando Geral
Salão nobre do Quartel do Comando Geral

A solenidade foi presidida pelo Governador do Estado, Paulo Câmara, que participou por meio de transmissão remota, assim como a vice-governadora, Luciana Santos; o Secretário de Defesa Social (SDS), Humberto Freire; o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José; ; o Secretário Executivo de Gestão Integrada, Flávio Duncan; o Corregedor Geral de Defesa Social, Paulo Fernando Loyo; o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Coronel Roberto Santana; e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Coronel Rogério Coutinho, entre outras autoridades.

 

Presencialmente, estiveram o Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Dr. Paulo Augusto; o Diretor Especial de Apoio Jurídico Administrativo da PMPE, Coronel Ney Lima; o Diretor Geral de Administração da PMPE, Coronel Tibério César; o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMPE, Coronel Wellington Câmara Júnior; e o Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa do CBMPE, Coronel Caio Souza, entre outros, que participaram da parte instrutiva do evento, que iniciou mediante apresentação de duas palestras.

A primeira palestra, intitulada “O legado do CFO para vida”, foi proferida pelo Dr. Paulo Augusto, que ainda apresentou aos discentes o projeto institucional ‘Cidade Pacífica’, do Ministério Público. Na sequência do círculo de palestras, e encerrando o evento, foi a vez do Coronel Ney Lima abordar sobre o “Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado: origem, aspectos legais, doutrinários e perspectivas PMPE e CBMPE”.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) está sendo executado na modalidade presencial, de semi-internato, obedecendo todas as regras de distanciamento, conforme plano de convivência em virtude da Covid-19. O CFO PM contará com 1.886 horas/aula ministradas, que serão distribuídas em 51 disciplinas. O CFO BM contará com 1.890 horas/aula ministradas, que serão distribuídas em 57 disciplinas. A conclusão de ambos os cursos está prevista para meados de junho de 2022.