A Polícia Militar participou nesta quarta-feira (01/09) do 4º Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta. Participaram do evento o Secretário Executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Alexandre Tavares, o Chefe de Polícia Civil, Nehemias Falcão, o Chefe de Comunicação da PMPE, tenente-coronel Luiz Cláudio de Brito, entre outras autoridades.
Durante a ação, que contou com a participação da Polícia Civil, 489 aparelhos celulares subtraídos pelos criminosos e apreendidos entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021 foram devolvidos aos seus respectivos donos. As entregas foram feitas de forma descentralizada para evitar aglomerações.
Os 489 proprietários dos celulares receberam uma intimação com as informações de como será a retirada dos aparelhos. Essas pessoas haviam registrado o número do IMEI dos seus celulares no programa da SDS e no boletim de ocorrência (BO) sobre o roubo ou furto sofrido. O mutirão é um esforço concentrado para agilizar a devolução dos aparelhos recuperados.
Na ocasião, as unidades policiais com melhor desempenho na identificação e captura de celulares subtraídos de seus verdadeiros donos foram premiadas na sede operacional da PCPE. Pela Polícia Militar, lideraram o ranking o 16º Batalhão, com sede no bairro de São José, e o Batalhão de Choque, localizado na Madalena. Os dois batalhões serão agraciados com o prêmio “Destaque Alerta Celular”, como forma de incentivar as consultas e procedimentos operacionais que possibilitem a criminalização de receptadores, praticantes de roubos e furtos, além da restituição dos bens.
Para fortalecer ainda mais o programa, a SDS possui o SAC Alerta Celular, para que a população possa tirar dúvidas sobre o sistema e concluir o cadastro. O canal funcionará de segunda a sexta-feira, no horário comercial das 8h às 17h, pelo telefone (81) 9.8494.3219.