PMPE promove aula inaugural do Curso Superior de Polícia (CSP)

O Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Coronel Roberto Santana, participou, nesta manhã (13.09), da aula inaugural do Curso Superior de Polícia (CSP) 2021, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A solenidade foi realizada de forma presencial, contudo autoridades e  alunos CSP 2021 das Polícias Militares do Piauí (PMPI) e de Goiás (PMGO) participaram remotamente, em ambientes virtuais.

O ato foi presidido pelo Secretário de Defesa Social (SDS), Humberto freire, e contou com a participação do Chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José; do Procurador Geral do Estado, Dr. Ernani Medicis; do Secretário Executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; do Chefe do Estado Maior (EMG), Coronel Arlis Gadelha; do Corregedor Geral de Defesa Social, Dr. Paulo Loyo; do Gerente de Articulação Integração Institucional e Comunitária, Coronel Ivanildo Torres; do Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), Coronel Marcos Aurélio Ramalho; e do Comandante da Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), Tenente-Coronel Tibério Noronha.

Os alunos assistiram a palestra do procurador Geral do Estado  e o tema abordado por ele foi “O papel da Advocacia Pública como função essencial à Justiça”. “Abordei sobre a estrutura da Procuradoria e também das suas atribuições na defesa do Estado em juízo, na atividade de consultoria jurídica, que são temas  conectados e relacionados à atividade militar. Entendo como relevante essa abordagem no contexto deste curso, que é tão importante na qualificação dos oficiais do Estado”, frisou o Dr. Ernani Medicis.

Durante sua fala, o Comandante Geral da PMPE pediu para que os alunos pensem a Corporação de forma pedagógica e desfrutem a oportunidade conquistada. “Aproveitem esse momento acadêmico, que ele é único. Aproveitem toda capacidade que os senhores adquiriram durante os anos, desde a academia, passando pelo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), com a oportunidade de coroar com o Curso Superior de Polícia (CSP)”, salientou.

Para o Secretário de Defesa Social  de Pernambuco, a ascensão na carreira desses profissionais é importante não apenas para a Corporação, como também para toda à sociedade. “É uma satisfação ver profissionais de extrema competência darem esse importante passo, de ascender ao último posto da carreira de policial militar, e assim poder desempenhar funções extremamente importantes e estratégicas, não só para a Polícia Militar, como também para toda a segurança do estado”, concluiu.

A turma do CSP 2021 é composta de 40 oficiais-alunos, sendo trinta e seis da PMPE, três da PMPI e um da PMGO. O curso é de caráter obrigatório, sendo um dos requisitos para ascensão ao posto de coronel das Corporações. As qualificações serão realizadas pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), com a coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e a supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES). O curso acontecerá na modalidade de ensino a distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem, e tem previsão de término para o dia 30 de dezembro.