Edificação do QCG completa 97 anos

Poucas pessoas sabem que antes de abrigar o Comando Geral da Polícia Militar, o local, onde hoje está o QCG, funcionava um mercado público, o Mercado Coelho Cintra, construído por Delmiro Gouveia, e que só funcionou por pouco mais de um ano, até sofrer um incêndio.

As ruínas permaneceram até o ano de 1920, quando o então governador Sérgio Loreto, resolveu que ali seria construído um quartel de polícia. Toda a estrutura foi demolida e em quatro anos foi erguido o novo prédio, inaugurado em 18 de outubro de 1924. Embora a nova construção não tenha aproveitado nada do antigo mercado, assemelha-se muito, em tamanho e volume, com o antigo edifício, se tornando um dos mais tradicionais prédios públicos do nosso Estado.

Em informativo publicado no ano de 2004, o tenente-coronel RR PM Carlos Bezerra Cavalcanti descreve o prédio. “O edifício eleva-se a 10 metros sobre o nível do solo e consta de corpo central, com três pavimentos e dois corpos laterais. O coroamento é constituído por uma muralha recortada, em forma de ameias ou seteiras, à semelhança dos antigos castelos. A cobertura em terrace de concreto armado onde, na parte anterior, ergue-se um minarete, em forma octogonal, em cujas faces abrem-se portas envidraçadas. Sobre o minarete temos uma bela cúpula abobadada em concreto armado”.

Apesar de ter sido inaugurado em 1924, apenas em 15 de novembro de 1925, o coronel João Nunes, comandante da Polícia Militar, junto com seu efetivo, assumiu o prédio como Quartel do Comando Geral. Em seu aniversário de 70 anos, em 1994, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual, pelo então governador do estado, Joaquim Francisco.

Uma cerimônia realizada hoje (18), no QCG, contou com a presença do Comandante Geral da PMPE, coronel Roberto Santana, do Subcomandante geral da Corporação, coronel Fernando Aníbal, do Chefe do Estado Maior Geral, coronel Arlis Gadelha e dos demais chefes e diretores do QCG, além de presenças especiais, os veteranos da Guarda Patrimonial representados pelo coronel RR PM Antônio Duarte Berenguer, comandante da Guarda Patrimonial, que falou sobre as comemorações de hoje, que além de ser a inauguração do QCG, é Dia Estadual do Policial Militar e Bombeiro Militar da Reserva. “Nós percebemos que hoje há uma valorização maior daqueles que passaram mais de 30 anos na Corporação, também deixamos a nossa história ao logo do tempo e hoje somos chamados de veteranos. Ficamos muito felizes com essa lembrança”, disse o coronel Berenguer.

Em suas palavras o comandante geral agradeceu a todos por estarem juntos nessa data tão especial. “Quero agradecer a todos, especialmente os da reserva, por estarem presentes aqui conosco hoje e por tudo que já fizeram. Esse é um momento ímpar, onde além de estarmos celebrando os 97 anos de inauguração desse prédio, também é a oportunidade de estarmos nos cumprimentando, homens e mulheres, civis e militares que servem neste quartel, agradecendo a Deus por essa oportunidade de estarmos aqui, empregados, com saúde e celebrando uma data comemorativa para a Polícia Militar. Eu tenho um prazer muito grande de estar no comando e olhar para cada um e saber que vocês são parte da minha história, e eu sou parte da história de vocês, esse quartel é a nossa história, é a história da Polícia Militar de Pernambuco”, finalizou o comandante geral, que em ato contínuo fez o corte do bolo alusivo aos 97 anos da inauguração Quartel do Comando Geral.