Encontro fortalece bandeiras de prevenção à criminalidade

Integrantes da Polícia Militar discutem estratégias comuns com representantes da Secretaria Estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas

Na tarde desta terça-feira(16), foi realizado um evento organizado pela Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), com os comandantes que desenvolvem o policiamento comunitário, a partir do método japonês Koban, em seus respectivos territórios, e os gestores da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD). O objetivo da reunião foi integrar e aproximar os órgãos para discutir temas envolvendo os programas preventivos nas áreas de cada um.

Estiveram no encontro, o diretor da DASDH, coronel José Roberto; o diretor adjunto Integrado Metropolitano (DIM), coronel Warren; o diretor adjunto de Planejamento Operacional (DPO), coronel Tavares; o secretário da SPVD, Cloves Eduardo Benevides; o secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcante; e o secretário Executivo de Segurança e Operações da Secretaria de Segurança Urbana do Recife, coronel Adalberto de Freitas.

Na ocasião, os comandantes das unidades e os gestores da SPVD puderam se conhecer melhor e compartilhar problemas de cada área, além de trocar experiências e apresentar propostas de soluções. O diretor da DASDH, coronel José Roberto, falou um pouco de como foi produtivo promover esse encontro: “Conseguimos entender melhor todos os projetos da SPVD nos territórios prioritários e isso vai fortalecer as ações de nossas unidades operacionais”, disse o coronel, enfatizando que a reunião foi apenas um começo, pois “novos encontros estão previstos, no sentido de fortalecermos cada vez mais as ações preventivas, como viés importante no combate à criminalidade”.

Para o secretário do SPVD, a reunião serviu como m ais uma etapa de fortalecimento das atividades do Pacto pela Vida. “O Pacto concebe na sua natureza organizacional investir nas questões de repressão qualificada, fortalecer a atuação das forças policiais, garantir resultados efetivos na segurança pública e também intervir, investir e ampliar os investimentos na prevenção”, comentou Benevides, destacando que o encontro é fundamental para melhorar o foco operacional das duas equipes e definir uma gama de novas estratégias conjuntas.