A Polícia Militar inaugurou nesta terça-feira (30/11) o nono Núcleo de Segurança Comunitária inspirado na filosofia do modelo japonês Koban. A nova sede será no Morro da Conceição, no Recife, área do 11º BPM, e atenderá também a comunidade do bairro do Vasco da Gama. Durante o lançamento da base, o Governo Presente esteve no local, promovendo diversos serviços para os cidadãos, dentre os quais emissão de carteira de identidade, vacinação contra Covid 19, ações de Alerta Celular e Alerta Bike.
A solenidade de inauguração aconteceu na praça onde fica o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e contou com a presença do Coronel Ronaldo Tavares, respondendo pelo Estado Maior Geral da PMPE (EMG); do Diretor Integrado Metropolitano (DIM), Coronel Antônio Raul; do Diretor Adjunto Integrado Metropolitano, Coronel Antonio Warren; do Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), Coronel José Roberto, do Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Rogério Manoel, do representante do Consulado Japonês, Takayuki Hiraoka; do Secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; do Padre Pedro, da paróquia do Morro da Conceição, entre outras autoridades civis e militares.
A nova unidade representa a expansão do Sistema Koban, que começou em 2018 pelo bairro de Boa Viagem, no Recife, e foi replicado em outros locais do Estado, como nos municípios de Paulista, do Cabo de Santo Agostinho, de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. Este projeto visa unir policiais e as comunidades, na intenção de prevenir e combater a criminalidade, a partir da construção de uma rede de segurança local. “Esperamos que com essa filosofia de policiamento mais próximo do cidadão, o efetivo conhecendo a comunidade, venhamos a colher bons frutos, sobretudo com a redução dos índices de criminalidade”, pontuou o Tenente-Coronel Rogério Manoel.
A base do Morro da Conceição terá efetivo lançado em guarnição tática nas ruas, assim como policiais militares em motocicletas. Para o Diretor da DASDH, a metodologia de estreitar as relações da polícia com a população é fundamental para seguir avançando no combate à violência no Estado. “Não temos dúvidas que a chegada desta base trará mais sensação de segurança para as pessoas que aqui residem e transitam. Conclamamos a comunidade para que possa interagir com o policiamento, para que assim ele consiga desenvolver uma rede de apoio e segurança local”, concluiu o Coronel José Roberto.