PM dá início a mais um Curso de Formação

Uma solenidade realizada nesta manhã (29) marcou o início das aulas da turma T3 no Curso de Formação e Habilitação de Praças 2022 (CFHP). Passada a semana administrativa, os futuros policiais militares iniciaram, na última segunda-feira (27), a chamada “Semana Zero”. “A Semana zero é o período de adaptação, onde eles aprendem os primeiros passos em ordem unida, como se apresentar, escutam as primeiras orientações efetivas sobre o curso, conhecem as instalações do Centro de Formação (CFAP), tomam ciência dos horários, enfim, é uma adaptação de suma importância, pois ao iniciarem as aulas, no próximo dia 3, já estarão no ritmo acadêmico necessário”, pontuou o tenente-coronel José Cícero de Oliveira Júnior, comandante do CFAP.

A aula inaugural de hoje contou a presença do governador do estado, Paulo Câmara e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto de Santana, além do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, do chefe do Estado Maior Geral, coronel Arlis Gadelha, entre outras autoridades civis e militares. Em suas palavras o coronel Roberto falou sobre essa etapa vencida. “A data tão esperada chegou, ficam aqui minhas congratulações a todos por cada etapa vencida, essa é a primeira no ingresso de uma instituição respeitada, a qual é pautada pela hierarquia e disciplina, então se empenhem, os senhores carregam a responsabilidade de representar uma instituição quase bissecular”, disse o comandante geral.

Enquanto a turma T3 está em seus primeiros passos, a turma T2 está em seus últimos dias para ser apresentada à sociedade pernambucana. O tenente-coronel José Oliveira falou sobre esse desafio. “Sai a T2 com 745 alunos e entra a T3 com 541, é um enorme desafio e ao mesmo tempo uma satisfação. Formar é sempre sublime, e não é só formar para um curso, é formar homens e mulheres para a vida e capazes de propiciar a segurança pública para o nosso estado. Brevemente teremos aproximadamente 1.300 novos policiais nas ruas, isso é muito bom para a segurança pública, para a instituição e, para nós que estamos formando, um grande privilégio e satisfação”, completou.

O aluno CFHP Mccartney Gomes, 25anos, cursava engenharia antes de realizar o concurso, ele falou sobre as expectativas para esse curso de formação “Eu espero aprender muito nesse curso, captar todas as instruções que forem ministradas, para quando me formar eu ser um bom policial e servir a sociedade da melhor maneira possível”, disse ele.

O governador Paulo Câmara encerrou a solenidade e em suas palavras falou sobre o ano de 2021 e o que espera dos futuros servidores. “Estamos finalizando 2021 com muito otimismo, sabemos que um dos nossos maiores desafios é a segurança pública e o combate a criminalidade. Em 2022 precisaremos avançar ainda mais e para isso precisaremos dos senhores, o curso é essencial para uma boa formação, então aproveitem e se dediquem, esperamos contar com vocês, em junho, para defender nossa população. Esperamos vocês prontos para vestir essa farda tão honrada”, finalizou o governador.