PMPE substitui comando de diretorias e batalhões

Solenidade da Academia do Paudalho reuniu as mais altas patentes da Corporação numa mudança de funções de chefia e comando

A Academia de Polícia Militar do Paudalho teve uma tarde agitada, nesta primeira segunda-feira(03) de 2022. Foi realizada a troca de postos de comando importantes da Corporação, numa iniciativa de rotina do comandante geral, haja vista dos oficiais de alto comando terem ingressado na reserva remunerada, bem como necessidade de mudanças de comandantes de unidades operacionais e administrativas. O posto mais alto onde ocorreu substituição foi a Chefia do Estado Maior Geral, com o coronel Arlis Gadelha entregando a função para o também coronel Evaldo Roque.

Emocionado, o coronel Gadelha enalteceu a Polícia Militar em sua despedida: “Pra mim foi uma história de quase 36 anos na Corporação, tive muitos momentos de felicidade, fiz vários amigos, cumpri minha missão e hoje estou aqui me despedindo. Gratidão! Sou grato por tudo vivido na Corporação”, disse o militar, formado na turma de 1989, e que já ocupou outros cargos de destaque na PMPE, como os de diretor de Finanças, diretor Geral de Administracao, além de comandar diversos batalhões de área e unidades especializadas. Agradecendo a oportunidade que chega com a nova missão, o coronel Evaldo Roque disse estar pronto para o desafio: “Cabe a mim agora promover mais transformações deixadas pelo coronel Gadelha. Agradeço o convite e vou trabalhar para fortalecer mais ainda essa instituição”, ressaltou. O novo chefe do Estado Maior Geral ocupava antes a chefia da 2ªSeção do Estado Maior Geral, cargo agora de competência do tenente coronel Emílio Freitas.

Presente na solenidade, o comandante geral da PMPE, coronel Roberto Santana, agradeceu o empenho de todos os substituídos no cumprimento de suas missões, e destacou a total confiança no trabalho que os substitutos passarão a desempenhar. Durante seu pronunciamento, o comandante geral ainda aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pelos coronéis Antônio Raul e Arlis Gadelha, ambos encerrando suas carreiras na PMPE e seguindo para a reserva remunerada.

Outros postos ainda tiveram substituição na solenidade: comando da Diretoria Integrada Metrolitana (DIM): assumiu coronel Cláudio Lopes, no lugar do coronel Antônio Raul; comando da Diretoria Especial de Apoio Jurídico Administrativo: assumiu o coronel Carlos Ferraz, substituindo o coronel Ney Ribeiro.

Alguns batalhões de área também tiveram mudanças, dentre as quais: o comando do 22°BPM: assumiu o *tenente coronel Norberto Lima, substituindo o tenente coronel Adriel Serafim; o comando do 19°BPM assumiu o tenente coronel Luiz Ignácio substituindo o major Eliel Tomaz. O comando do 13ºBPM assumiu o tenente coronel Waniçon Manoel substituindo o major Enésio Pereira; o comando do 4°BPM assumiu o tenente coronel Adriel Henrique substituindo o tenente coronel Fred Jorge; o BPRp assumiu o major Hugo Alexandre, substituindo o tenente coronel Flávio Bantim; o 18°BPM assumiu o tenente coronel Armstrong Francisco substituindo o tenente coronel Norberto Lima; o 26°BPM assumiu interinamente o major Fábio Henrique substituindo o tenente coronel Armstrong Francisco; o 12°BPM assumiu interinamente o major Eliel Tomaz substituindo o tenente coronel Waniçon Manoel.

Durante a solenidade, três oficiais receberam um distintivo em ouro, pela gestão de 1 ano ininterrupto ou 2 anos interruptos no comando de batalhão. Foram eles: tenente coronel Armstrong no 26ºBPM, tenente coronel Adriel no 22°BPM e o tenente coronel Fred Saraiva no 4°BPM.