PM forma 729 novos policiais militares

Em mais um ano difícil de pandemia devido ao vírus do COVID-19, a Polícia Militar recebeu o desafio de formar os futuros policiais militares do estado. E missão dada, é missão cumprida! Aconteceu hoje (26), no campo do Quartel do Comando Geral, no Derby, a formatura militar dos mais novos servidores da segurança pública de Pernambuco.

A solenidade foi presidida pelo governador do Estado Paulo Câmara e contou com a presença do Presidente do Legislativo Estadual, Deputado Eriberto Medeiros, dos secretários de Estado Humberto Freire, Alexandre Rêbelo e Cel Carlos José, do comandante geral da Corporação, coronel Roberto Santana, além de outras autoridades civis e militares.

Cumprindo a risca todos os protocolos de segurança sanitária, os alunos ingressaram no Curso de Formação e Habilitação de Praças em 26 de julho de 2021 e, agora, 729 novos soldados estão prontos para serem apresentados à sociedade pernambucana. Ainda esta semana os policiais se apresentarão nas unidades da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), para realização do estágio operacional, que se estende até o dia 14 de fevereiro.

No período de 15 de fevereiro a 15 de maio o efetivo recém-formado integrará duas operações, a Operação Patrulha Rural Comunitária, nas áreas das Diretorias Integradas do Interior (Dinter) I e II e a Operação Impacto na área da DIM. Só após esse período os soldados se apresentarão em suas respectivas unidades de lotação.

O primeiro colocado do curso, com nota 9,933, Sd PM Orlando Renilton Cordeiro de Sá, foi agraciado com a medalha Prêmio Tiradentes, destinada a gratificar o esforço intelectual dos policiais militares do estado de Pernambuco, quando da realização de cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos realizados na Corporação. Natural de Floresta ele falou sobre a emoção de concluir o curso e ser o primeiro colocado. “Foi muito difícil estar aqui, cada um tem uma história, mas é ao mesmo tempo gratificante. Meu sonho era ser o 01, mas principalmente poder voltar para casa, voltar pro sertão”, disse Cordeiro.

O coronel Roberto Santana falou aos novos policiais sobre os desafios que os esperam. “Nós temos que dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. A partir de hoje, vocês não estarão representando apenas a Corporação, mas o Estado. A caminhada está apenas no início, a jornada é longa, mas é muito gratificante. Servir, essa é a palavra, servir sem olhar a quem, mesmo com o risco da própria vida”, disse o comandante.

Em suas palavras, o governador Paulo Câmara ressaltou o atual cenário da pandemia e disse a satisfação que é estar cumprindo mais essa etapa. “A pandemia continua, mas o nosso trabalho também. Vamos seguir em frente e repetir em 2022 o sucesso que tivemos em 2021. Ainda temos muito o que fazer. A responsabilidade é muito grande, mas nossa confiança no trabalho dos senhores é maior ainda. A partir de hoje é servir ao povo de Pernambuco, honrar a farda e estar presente nas ruas, com fraternidade e firmeza, quando necessário, sejam bem-vindos à Polícia Militar de Pernambuco”, finalizou o governador.