Além de sua imponente beleza para quem passa pelo Derby, o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, prédio que ocupa importante posição na paisagem da área central do Recife, vem ganhando cada vez mais melhorias em seu espaço interno. Projetos que têm possibilitado ganhos importantes no ambiente de quem trabalha no local, e que convidam a população e turistas a conhecer a história da Corporação, com armas, documentos, fardas, imagens e muitas outras peças, que se apresentam como narrativas da própria pernambucanidade.
Numa iniciativa da Ajudância Geral, a novidade da vez são fotografias ampliadas para uma exposição permanente nos grandiosos corredores do andar térreo do Quartel do Derby. A mostra possui material do Museu da PMPE e da Assessoria de Comunicação da PM e se divide em duas partes. No lado Norte, as imagens mostram o começo de tudo. São fotos históricas, do século XIX, que revelam como era feita a segurança da população naquela época. No lado Sul, estão um passado mais recente e o presente abrindo as portas para o futuro.
Essas memórias são contadas desde o curso de formação da primeira turma de sargentos femininos e vão até as atuais formas de policiamento, com unidades especializados a exemplo da CIATur, CIPCães, policiamento motorizado, de trânsito, o BEPI, o BOPE, os serviços médicos oferecidos à tropa e tantas outras áreas de atuação.
Mais que relembrar, a exposição é uma demonstração clara da inquietude dos que fazem a Polícia Militar. É a necessidade de estar sempre em efervescência, criando, evoluindo, abrindo espaços. Tudo sem perder o foco em sua essência, que é o trabalho permanente de garantir a segurança dos pernambucanos, contribuindo diretamente para proporcionar paz social e harmonia, do Litoral ao Sertão, mesmo que isso represente o sacrifício da própria vida, conforme o juramento que todos os Policiais Militares fazem ao ingressar na quase bissecular Polícia Militar de Pernambuco.
#pmpe #fotografia