PMPE recebe mais de 1,3 mil smartphones para registro de ocorrências no Boletim Integrado de Defesa Social

O governador do Estado, Paulo Câmara, entregou nas mãos do subcomandante da PMPE, coronel Fernando Aníbal, um dos 1304 smartphones de alta geração, que vão alimentar o novo Boletim Integrado de Defesa Social (BIDs), lançado em setembro do ano passado. O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (10/02), durante reunião do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), na Rua da Aurora.

Após a conclusão das fases do lançamento da plataforma, da implantação do projeto piloto e do treinamento de multiplicadores, esses novos equipamentos estão sendo distribuídos aos batalhões, companhias independentes, batalhões especializados e companhias especializadas, do Recife, da Região Metropolitana e parte do Interior.

Para simbolizar a entrega dos smartphones a essas Organizações Militares Estaduais (OMEs), três policiais militares da Corporação receberam os aparelhos, representando toda a tropa. A próxima etapa será distribuir os equipamentos para unidades do restante do interior do Estado. Ao final da implantação, haverá um smartphone por viatura.

A informatização garantirá aumento da produtividade, ao eliminar o preenchimento manual de formulários de papel e o retrabalho de retransmissão de uma ocorrência entre as Polícias. “A primeira vantagem é que os policiais deixam de fazer anotação. A segunda é que tudo que o policial militar gerou no boletim de ocorrência dele, conseguimos fazer a interação com o sistema da Polícia Civil. Já observamos, na prática, que cada viatura ganha cinquenta minutos a mais. O maior ganho para o cidadão é mais viatura nas ruas, já que ela passa menos tempo na delegacia”, concluiu o tenente-coronel Policarpo de Freitas, Gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Defesa Social (SDS).