Comitiva de oficiais da PMBA realiza visita institucional na Polícia Militar de Pernambuco

Representantes da Polícia Militar do Estado vizinho vieram conhecer práticas de gestão voltadas às inovações e emprego de tecnologias, promoção social e gestão de qualidade

Durante os dias 16 e 17 de fevereiro, o Quartel do Comando Geral, recebeu a visita de uma comitiva de oficiais da Polícia Militar da Bahia, chefiada pelo tenente-coronel Raimundo Guerra, acompanhado pelo capitão Ercules Bonfim e pela capitã Gisele Jones. O objetivo do encontro foi buscar práticas de gestão voltadas às inovações e emprego de tecnologias no policiamento, à promoção social e à gestão de qualidade.

No primeiro dia, os oficiais foram recepcionados pelo chefe do Estado Maior Geral, coronel Evaldo Roque. Em seguida, reuniram-se no auditório da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO), com outros oficiais da PMPE, para apresentação da a estrutura e composição da PMPE, com participação do diretor de Planejamento Operacional, coronel Ronaldo Tavares; diretor de Articulação Social e Direitos Humanos, coronel José Roberto, representante do Batalhão de Choque, major Robinson Lucena; além do gerente de Tecnologia de Informação, tenente-coronel Policarpo de Freitas e o gerente de Análise Criminal e Estatística (GACE), tenente-coronel Jonas Moreno, ambos da Secretaria de Defesa Social.

Logo depois, as autoridades militares aproveitaram para visitar o Museu da PMPE e conheceram um pouco mais sobre a história da Corporação. Puderam ver armas, fardamentos, documentos e veículos antigos usados ao longo dos anos pela Instituição, acompanhados pelo Tenente Coronel Luiz Cláudio Brito, Chefe da Comunicação Social da PMPE e Policiais historiadores, pertencentes ao quadro de efetivo da 5 Seção do EMG, responsável pela gestão do referido acervo histórico.

O segundo dia foi marcado por uma visita técnica da comitiva para conhecer a 7ª seção do Estado Maior Geral, através de uma palestra com o tema “O Gerenciamento de Projetos no Âmbito da PMPE: Oportunidades e Desafios”, pelo chefe interino da 7ª EMG, tenente-coronel Marcelo Ianino. Ao final, o chefe administrativo do Centro Médico Hospitalar da PMPE, tenente-coronel Hudson Moura esclareceu o gerenciamento desses investimentos e suas utilizações.

Em momento de troca de informações e experiências, o tenente-coronel Guerra, da PMBA falou da satisfação em poder levar essas demandas ao Estado vizinho. “É um resgate que o comando da Polícia Militar da Bahia está fazendo de voltar a interagir com as coirmãs do Brasil e buscar boas práticas que acontecem aqui, que nós possamos aplicar por lá. Estamos nessa busca que é a excelência da segurança pública”, enfatizou.

Na despedida, a delegação foi recebida pelo comandante geral da PMPE, coronel Roberto Santana, em seu gabinete. Ele fez questão de dizer que as portas da Corporação estarão sempre abertas para os visitantes. “Essa troca de experiências e de boas práticas é sempre muito positiva para ambas as instituições”, destacou o coronel.

VALORIZAÇÃO – O Centro de Assistência Social também foi pauta do encontro. A chefe do CAS, coronel Valdenize Salvador, apresentou os programas do Centro e destacou a importância de acolher e apoiar cada beneficiário no âmbito biopsicossocial. “Numa empresa a coisa mais importante que existe são as pessoas. A empresa que não valoriza o homem, ele não vai trabalhar bem”, comentou.

O coronel Roque ressaltou a importância do CAS para a família policial militar, destacando-o como: “um serviço com olhar ao próximo”.