PMPE promove aula inaugural do XIII COPE

Aconteceu nesta segunda-feira (18), no auditório Rossini Couto, a aula inaugural do XIII Curso de Operações Policiais Especiais de Pernambuco (COPE). A solenidade foi presidida pelo deputado Eriberto Medeiros, presidente da ALEPE e contou com a presença do Secretário de Defesa Social, Humberto Freire, do subcomandante geral da Corporação, coronel Fernando Aníbal, além do coronel Carlos José, chefe da Casa Militar, do coronel Evaldo Roque, chefe do Estado Maior Geral e do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Paulo Alcântara, dentre outras autoridades civis, militares e policiais militares veteranos da PMPE.

Um dos pontos altos da aula inaugural foi a palestra do comandante do BOPE do estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel Uirá Ferreira, que falou sobre O Papel do BOPE na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro no Combate às Organizações Criminosas. “Gostei muito do convite, um amigo de turno, Flávio França, que há 20 anos tive o prazer de conhecê-lo e não poderia negar. Eu vim trazer um pouco da nossa experiência, são 27 polícias militares e todas têm o mesmo problema, as mesmas virtudes, então eu não poderia deixar de vir aqui para passar um pouco do que a gente vive no Rio de Janeiro, o que a gente está fazendo para combater essa criminalidade, então esse foi o maior objetivo, e acho que atingi o grupo da melhor forma, pelo menos criou uma reflexão de como operar, do que a gente pode ter a nível de solução, pra gente poder melhorar a prestação de serviço para a sociedade”, disse ele.

O coronel Fernando Aníbal, subcomandante geral da Corporação enalteceu a palestra do tenente-coronel Uirá. “Hoje o nosso ponto alto aqui foi essa palestra, foi essa aula do tenente-coronel Uirá, que veio abrilhantar e enriquecer o curso que sai da fase preparatória e adentra na fase de rusticidade, então essa instrução serve para os senhores observarem o caminho e o objetivo que devem buscar e conquistar. Entrar na comunidade de operações especiais não é tarefa fácil, mas é muito, muito gratificante”, disse o subcomandante.

Após três anos e um período de pandemia devido ao COVID-19, o BOPE, através da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), realiza a 13ª Edição do curso. “Foi um trabalho duro, que a equipe de instrução já vem desde o ano passado se preparando para esse dia, e hoje, graças a Deus, estamos dando início com o apoio do diretor de Ensino, do nosso comandante e subcomandante geral, apoiando para que a gente consiga fazer esse curso de operações especiais que tem o objetivo específico de formar novos caveiras e que futuramente vão servir na unidade, para que a gente consiga dar um serviço melhor e prestar um trabalho mais forte nas ações que a gente vem desenvolvendo no Pacto Pela Vida”, disse o coronel Flávio França.

O major Rafael Ignácio, subcomandante do BOPE e coordenador do curso, falou sobre as expectativas para esta 13ª edição. “Esse curso já vem com uma expectativa grande, porque, justamente pela pandemia, foi adiado. A tropa já vem se preparando há um bom tempo e esse ano estamos conseguindo realizar. Iniciando, agora, a fase rústica do curso, com a aula inaugural, mas a gente já vem, há três semanas, na fase preparatória, onde começamos com 66 alunos, hoje estamos com 57, mesmo sendo uma fase preparatória tem uma certa exigência de questões físicas e intelectuais. Alguns foram desligados, agora vamos começar o curso propriamente dito, que é a parte mais dura do curso, onde tem o divisor de águas em relação aos alunos”, finalizou o major.

Foram 223 candidatos inscritos. Sessenta e seis iniciaram a fase preparatória. Hoje, 57 estão prontos para iniciar o COPE. O turno é formado por 50 policiais militares do estado de Pernambuco, além de PMs dos estados do Tocantins, Paraíba, Amazonas, Maranhão e Sergipe. Também compõem o turno um policial civil de Pernambuco e um policial federal. O XIII COPE tem duração prevista de cinco meses, com carga horária de 1.068 horas/aula, divididas em cinco fases, Preparatória, Rusticidade, Policial, Técnicas Especiais e Operações.