Alerta Celular devolve aos verdadeiros donos 2431 aparelhos roubados ou furtados

A Secretaria de Defesa Social promoveu nesta quarta-feira (27.04) o mutirão Alerta Celular: seu aparelho de volta, no auditório da Diretoria Integrada Metropolitana da PCPE, na Rua da Aurora, na Boa Vista. As Policias Militar e Civil participaram do ato, que contou com a presença do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e dos diretores adjuntos da Diresp e DIM , coronéis Cleto Antônio e José Mário Canel, respectivamente.

Na ocasião, 2.431 aparelhos celulares extraviados ou subtraídos por criminosos e apreendidos no primeiro trimestre de 2022 foram disponibilizados para devolução aos seus respectivos donos, resultado de abordagens de rotina e investigações policiais aliadas ao programa Alerta Celular.

As unidades policiais com os melhores desempenhos na identificação e captura de celulares subtraídos no segundo semestre de 2021 foram premiadas com o certificado de destaque operacional. Pela Polícia Militar, lideraram o ranking o 16º BPM e o BPChoque. O comandante e subcomandante dos dois batalhões, tenente-coronel Mauricio Freitas (16º) e major Valdêmio Correia (BPChoque) receberam as premiações. A subtenente Eliziane Lins (16º BPM) e o soldado Arthur Jaldim (BPChoque) foram agraciados com o prêmio “Destaque Alerta Celular”, por efetuarem o maior número de apreensões de aparelhos pela PMPE.

A premiação é uma forma de incentivar as consultas e procedimentos operacionais que possibilitem a criminalização de receptadores, praticantes de roubos e furtos, além da restituição dos bens. “Essa premiação é fruto de muito trabalho. É satisfatório devolver ao proprietário um bem que ele conquistou, muitas vezes através de bastante esforço”, concluiu Eliziane.

Fotos: Sd Frankley Rosenkranz

Texto: Cb Renata Santos