Na manhã desta terça-feira ( 24.5), a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) realizou uma cerimônia de formatura referente a conclusão do Curso de Operações com Cães 2022/1. O evento foi no auditório do SEST/SENAT, Beberibe, e contou com a participação de autoridades, militares, civis e familiares dos concluintes.
O Curso teve início em 25 de abril e terminou no último dia 20 de maio, capacitando 22 militares estaduais e sete agentes das forças públicas de segurança.
Dentre as forças co-irmãs, participaram da habilitação cinotécnica a Força Aérea Brasileira; Exército Brasileiro; Polícias Civil e Penal de Pernambuco e Polícia Militar de Alagoas.
Desde a independência da atual CIPCães, o Canil da PMPE se destaca na capacitação de militares e outros agentes de segurança pública que atuem com cães policiais. Após análise da malha curricular do antigo Curso Básico de Cinotecnia, foram incrementadas
novas habilidades e tecnologias no emprego do cão policial.
O Curso foi projetado para se desenvolver em três módulos sequenciais como conhecimentos teóricos (Modulo I), habilidades cinótecnicas (Modulo II) e aplicação do cão policial (Módulo III).
Assim, as antigas disciplinas de Guarda e Proteção, Faro e Obediência Canina ganharam incremento de outros saberes, como Direito Aplicado à Atividade Cinotécnica; Radiopatrulhamento com cão, Tiro policial com cão; Operações helitransportadas e Acesso a Áreas Remotas, esta última abrangendo as modalidades Mata Atlântica, Ilhas Fluviais e Área de Caatinga.
O objetivo do Curso é ir além da capacitação e adestramento, pois também alcança o preparo técnico do binômio para as diferentes modalidades de emprego policial em que o cão possa atuar.
Os policiais alunos que participaram do curso foram oriundos da PMPE, através da Diretoria Integrada Metropolitana; 1° Batalhão Integrado Especializado (1° BIEsp); 2° Batalhão Integrado Especializado (2° BIEsp); CIPCãe; Polícia Militar de Alagoas; Base Aérea de Recife; 4° Batalhão de Polícia do Exército (4° BPE) e Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES-PE).
Além da contribuição dos instrutores do corpo docente da CIPCães, a capacitação teve participação de colaboradores do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (Grupamento de Busca e Salvamento (GBS/BM); 4° Batalhão de Polícia do Exército; Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social; Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI); RPMon; BPChoque; Canil e Escola EDK representados por Bryney Roberto e o adestrador Santiago Araya.
Texto: Pedro Morais
Foto: CIPCÃES.