Formatura dos novos oficiais acontece em clima de emoção

Solenidade Escolar de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais da PMPE e CBMPE aconteceu na Unibra

Em um encontro que teve a emoção como marca principal, foi realizada na manhã desta sexta-feira(10), a Solenidade Escolar de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O palco para a Turma Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti foi a Unibra, na Rua Padre Inglês, bairro da Boa Vista.

Dos 60 alunos PM que ingressaram no curso realizado na Academia de Polícia Militar do Paudalho, no período de 12 de Julho de 2021 a 07 de Junho de 2022, 54 concluíram com êxito a missão. Já os alunos BM, a formação foi na Academia de Bombeiro Militar Guararapes, e dos 20 que ingressaram, 19 se formaram. Com uma carga horária de 1.888 horas-aulas PM e 1.890 horas-aula BM, os recém-formados cumprirão agora o estágio prático, sendo distribuídos nas diversas Unidades Operacionais do Estado.

A cerimônia foi presidida pelo comandante geral da PMPE, coronel José Roberto de Santana, que veio acompanhado do comandante geral do CBMPE, Rogério Antônio Coutinho da Costa, o Secretário Executivo da Casa Militar, José Flávio Morais, do chefe do Estado Maior Geral, coronel Evaldo Roque, entre outras autoridades militares e civis.

O comandante da Academia de Polícia Militar de Paudalho, coronel Tibério Noronha, responsável pela formação da turma, fez a apresentação do efetivo para os comandantes. Os primeiros colocados de cada Corporação receberam seus certificados das mãos das autoridades e, depois, os demais concluintes também receberam os seus.

Foram realizadas, ainda, a entrega das medalhas Prêmio Tiradentes e Prêmio Brantmeesters para os alunos que lograram êxito como primeiro colocado geral PM e BM. Na sequência houve continência à Bandeira Nacional, falas dos oradores de cada Corporação, homenagens aos instrutores do curso e descerramento da placa de formatura do CFO. A turma ainda prestou uma homenagem a senhora Sílvia Cavalcanti, viúva do ex-governador Joaquim Francisco, que recebeu um ramalhete de flores dos alunos.

Falando para os formandos, o comandante geral da PMPE, coronel Roberto Santana, destacou a importância daquele momento: “Quantos não queriam estar nos lugares dos senhores hoje aqui? Valorizem, honrem, respeitem essas duas instituições militares. Nós estamos aqui para fazer a diferença, lembrem-se disso no decorrer de suas carreiras, pois é gratificante ser Policial Militar e Bombeiro Militar”, frisou. Já o comandante geral do CBMPE, Rogério Coutinho, destacou: “Desejo a todos uma carreira brilhante, de muito sucesso. Mas, lembrem-se: grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Vocês representarão suas Corporações, façam sempre o seu melhor”, ressaltou o oficial.

A formatura prossegue neste sábado (10/06), às 8h, com a Solenidade Militar de conclusão do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O evento será realizado no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, e marca a entrega da espada aos formandos. A partir desta honraria, os novos militares deixam de ser alunos e se tornam aspirantes de suas Corporações.

Fotos: Sd Frankley Rosenkranz  ASCOM PMPE