Após 20 anos, o novo Curso de Ações de Choque é concluído

O curso marca o resgate de uma preparação diferenciada para o efetivo. Policiais da Paraíba e do Paraná também participaram

 

Aconteceu nesta quarta(22), a solenidade de conclusão do Curso de Ações de Choque (CAC) da PMPE, no auditório da ESMAPE, na Ilha Joana Bezerra. Essa é a terceira edição da atividade, que não era realizada há vinte anos e capacita os militares a lidarem com ocorrências de acentuada complexidade operacional. Após 64 dias letivos e carga horária de 432 horas-aula, o curso contou inicialmente com a participação de 53 policiais militares, entretanto concluíram com êxito a missão 32 alunos, sendo, quatro deles, integrantes de outras corporações coirmãs, do Estado da Paraíba e do Paraná.

Na ocasião, esteve presente o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eriberto Medeiros, o subcomandante geral da PMPE, coronel Fernando Aníbal, o comandante do BPChoque, tenente coronel Washington Manoel. Além deles, também marcaram presença no evento o comandante do BOPE do Estado da Paraíba, tenente coronel Carlos Magno, veteranos, familiares e outras autoridades militares e civis.

Durante a cerimônia, houve apresentação de um vídeo motivacional; homenagem ao diretor do 1ºcurso de Ações de Choque da PMPE, coronel RRPM, Cláudio José da Silva; entrega dos brevês do curso aos três primeiros colocados e aos demais concluintes; e por fim, discurso das autoridades.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, fez o uso da palavra e destacou a importância de se investir em cursos de capacitação na PMPE. “Nós da Assembleia Legislativa queremos somar e buscar todos os esforços, dentro do planejamento e do orçamento, conseguindo melhorias e avanços para que a gloriosa Polícia Militar tenha as oportunidades e o reconhecimento que essa Corporação tanto merece”, frisou.

O subcomandante da PMPE, coronel Fernando Aníbal, falou um pouco dos cursos implementados na PMPE e parabenizou os novos choqueanos. “Não só o BPChoque, mas diversas especializadas estão passando por capacitações na PMPE. Alguns cursos também já foram finalizados, como foi o caso do CIOSAC e do curso de Operações com Cães. Recentemente, também houve a conclusão do CFHP e do CFO. Sem falar que existe o trabalho de instruções continuadas para as unidades de área. Sem sombra de dúvidas, a Corporação vem buscando melhorias, e vocês, novos choqueanos, estão de parabéns por essa capacitação. Continuem firmes nos seus propósitos, porque só com objetivos bem definidos chegaremos em algum lugar. CHOQUE!”, discursou.

O comandante do BPChoque, tenente coronel Washington Manoel, falou um pouco da trajetória curso. “Foi uma conclusão muito emocionante, depois de tanto tempo sem a sua realização, tivemos a chance de realizar a atividade de forma bem reestruturada. Incluímos matérias mais atualizadas para adaptar às novas realidades. Os alunos também tiveram a oportunidade de irem para Brasília, para o Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública, para terem acesso algumas instruções importantes na formação. Hoje, a Polícia Militar, através do BPChoque, entrega a sociedade 32 novos choqueanos preparados para atuar em ocorrências de alta complexidade.”, salientou o oficial.