A Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, popularmente conhecida como Banda de Música Capitão Zuzinha, completou 149 anos de existência. E para comemorar a data, uma solenidade militar foi realizada no Teatro de Santa Isabel, no Recife, na quinta-feira (01). O capitão José Lourenço da Silva (Zuzinha) foi um dos grandes regentes da história do corpo musical da instituição.
A cerimônia teve a presença do Secretário de Defesa Social, Humberto Freire; do Comandante Geral da Corporação, coronel José Roberto de Santana; do Secretário de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; do Subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Fernando Aníbal, do Chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Evaldo Roque, além de diretores, chefes e comandantes de unidades, dentre outras autoridades civis e militares.
A programação iniciou com um concerto da Banda, que contou com a participação de integrantes do exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros. No repertório, clássicos nacionais e internacionais, além de um dobrado militar e um frevo de composição do maestro Duda.
Em seguida, ocorreu a entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Musical Militar Capitão Zuzinha, a condecoração musical da PMPE, concedida a personalidades civis e militares, instituições públicas e entidades privadas que prestaram relevantes serviços à Banda. Entre os homenageados, estiveram presentes e receberam a comenda os familiares do próprio capitão Zuzinha e do tenente João Cícero, autor da canção da Polícia Militar.
Durante o ato solene, entrou no palco a batuta que pertenceu ao tenente João Cícero e que ele recebeu do bloco Vasculhadores, em 1924. O instrumento, com 356 gramas de pura prata e feita em fino trato, foi entregue nas mãos do regente da Banda da PM, capitão Mozaniel, que o utilizou para reger a execução da Canção da Polícia Militar de Pernambuco.
Em seu discurso, o coronel Roberto Santana parabenizou os integrantes da Companhia Independente de Música da Polícia Militar de Pernambuco (CIMus). “A Banda da PM é um patrimônio do estado e orgulho da nossa Corporação. Minha profunda gratidão aos seus componentes, que me acompanham em todos os eventos, abrilhantando ainda mais todos eles”, frisou.
O Secretário de Defesa Social também não poupou elogios ao efetivo da Banda. “Queria parabenizar todos esses profissionais que, além da segurança pública, que por si só já é árdua, também dedicam a sua existência neste plano a algo tão supremo como a música”, disse.