Interiorização amplia leque de proteção às policiais femininas

Um projeto criado em 22 de novembro último, pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), que tem como objetivo viabilizar à mulher policial militar um canal técnico para denúncias de crimes de assédio dentro da própria PMPE, foi apresentado nesta quarta-feira(01), em Caruaru, a policiais da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER I), que engloba os municípios da Zona da Mata e do Agreste pernambucano.
A palestra de apresentação foi prestigiada pelo comandante geral da PMPE, coronel Tibério Cesar, e conduzida pelo diretor interino da DPJM, tenente coronel Fábio Fiquene e pela encarregada da DPJM Mulher Maj Juliane Santana . Por uma questão estratégica, parte do efetivo recebeu as instruções e nesta quinta-feira(02), será a vez das policiais que não puderam comparecer no primeiro dia. O evento foi realizado no auditório do SENAC, em Caruaru, e contou com a presença do diretor da DINTER I, coronel Paulo César.
De acordo com o diretor da DPJM, o objetivo deste projeto é divulgar os mecanismos criados para prevenir e punir possíveis práticas de assédio sexual na Corporação, através de um canal técnico. “É de suma importância divulgar esse projeto, que foi iniciado na capital e agora pudemos trazer aqui para o Agreste e para o Sertão. Até, porque, nós temos quase mil policiais femininas na DINTER I e II e é nosso dever conscientizar e informar através dessas palestras as figuras penais cabíveis nessas situações.”, disse o oficial.
O comandante da PMPE, coronel Tibério César, também destacou o significado deste encontro. “Nosso objetivo é criar uma cultura contra o abuso sexual, importunação e assédio contra essas militares. A intenção dessa palestra é mostrar ao publico feminino da nossa Corporação, que muitas vezes passa por situações como essas e ficam ali caladas, com medo de denunciar, que agora. através desse canal técnico, pode buscar ajuda, e que seus nomes serão tratados de maneira sigilosa, reservada por outra policial feminina, uma oficial, que vai estar dando esse suporte”, destacou o comandante.
Fotos: SD Frankley Rosenkranz | ASCOM PMPE