A espera acabou. O maior bloco carnavalesco do mundo desfilou, neste sábado de Zé Pereira (18), pelas ruas do Recife animando milhares de foliões. Após dois anos, e com o tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas”, o 44º desfile do Galo da Madrugada contou com a participação de seis carros alegóricos e 30 trios elétricos.
O comandante geral da PMPE, coronel Tibério César, falou sobre o grande esquema de segurança para o Galo, que tem 6,5 km de percurso. “A Polícia Militar de Pernambuco se fez presente através de aproximadamente 3.500 policiais militares, para fazer o maior, melhor e mais seguro carnaval que pernambuco já viu”, disse o comandante. Os policiais foram lançados no terreno nas modalidades a pé, motorizado a duas e quatro rodas e montado, incluindo o efetivo das unidades especializadas da Corporação.
A governadora em exercício, Priscila Krause, fez a revista da tropa acompanhada da Secretária de Defesa Social, Carla Patrícia e do comandante geral da Polícia Militar, Tibério César. “A beleza da nossa festa passa efetivamente pelo trabalho comprometido que vocês fazem, a gente sabe que é uma jornada grande, cansativa, mas eu tenho certeza absoluta que no final nós teremos o melhor, o maior, o mais bonito e se Deus quiser, o mais seguro carnaval de Pernambuco”, disse a governadora. Em seguida, eles realizaram um sobrevoo com o Grupamento Tático Aéreo da SDS, que se fez presente desde as primeiras horas da manhã, até a dispersão.
O policiamento contou com sete postos de comando, 30 plataformas de observação elevada e controle policial nos 14 acessos às ruas do desfile, além de contar com o reforço do policiamento nos Terminais Integrados de Joana Bezerra, PE-15, Barro, Macaxeira, Tancredo Neves e Camaragibe. Assim como em anos anteriores, a segurança do Galo da Madrugada contou com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que através de câmeras de videomonitoramento pode contribuir em tempo real, e de forma rápida, com o policiamento nos corredores de maior concentração de foliões, além de contar, também, com o apoio de drones, que ajudaram na prevenção de ocorrências.
Serviço
A Polícia Militar de Pernambuco disponibilizou no site pm.pe.gov.br o serviço para consulta de documentos perdidos durante o carnaval.