Solenidade militar marca passagem de comando do RPMon para primeira comandante mulher de sua história

Aconteceu nesta quarta-feira (29) a solenidade de passagem de comando do Regimento de Polícia Montada -Dias Cardoso, evento que foi presidido pela governadora do estado, Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Defesa Social (SDS) Carla Patrícia, do secretário chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Luciano Fonsêca, do subcomandante geral da PMPE, coronel Marcos Ramalho, dentre outras autoridades civis e militares.

O ato de transmissão da função ocorreu no picadeiro do RPMon com a tropa do regimento a cavalo e contou com a participação do corpo musical da PMPE. Na ocasião, a tenente-coronel Denize Manso assumiu o comando no lugar do tenente-coronel Alexandre Araújo. O ato é histórico, pois essa é a primeira vez no país que uma mulher assumirá as rédeas de uma unidade de polícia montada.

Durante a cerimônia, os oficiais comandantes adentraram no picadeiro montado. Em seguida foram feitas leituras dos atos de dispensa e designação, de elogio ao substituído e do curriculum vitae da substituta. Em ato contínuo, ocorreu a transmissão de cargo, uma apresentação de ambos à governadora e uma revista à tropa realizada pela tenente-coronel Denize.

Após todo o ritual de passagem de comando, os oficiais comandantes apearam de suas montadas e seguiram para a tribuna de honra, onde participaram das demais homenagens previstas. Na oportunidade, a governadora e o comandante geral da PMPE entregaram o distintivo de comando de OME com autonomia administrativa ao tenente-coronel Arruda. Já as amazonas, alunas do Colégio da Polícia Militar (CPM), entregaram esculturas produzidas através de reaproveitamento das ferraduras de plantel da Cavalaria à vice-governadora, à secretária de Defesa Social e ao coronel Tibério César.

“Hoje é um dia de gratidão e de alegria para aquela que se tornou a primeira comandante mulher do Regimento Dias Cardoso, esta unidade de elite respeitada por todos. Quero dizer que o Comando Geral está de portas abertas para o que você precisar, juntamente com a sua tropa. Não tenho dúvidas de que você será bem sucedida, pela pessoa que é e pela paixão que carrega por esta tropa e esta unidade”, afirmou o comandante geral.

Encerrando o evento, a tropa desfilou em continência à nova comandante do RPMon que recebeu a homenagem montada em seu cavalo de nome Ubaia DC.

“Quero registrar meu agradecimento aos maiores responsáveis pelo meu sucesso: meus pais. Pois foi graças aos muitos anos de sacrifícios deles que aquela filha de praça da Polícia Militar, criada na cidade de São Lourenço da Mata, se tornou a primeira oficial da polícia militar daquele município e a primeira mulher a ingressar na briosa Cavalaria, situação que, me orgulho em afirmar, exigiu grande determinação e empenho, além de intensa e incessante busca pelo aprimoramento e qualificação técnica na equitação policial militar até os dias atuais”, pontuou Manso.

Em seu discurso, a governadora destacou o fato da RPMon ser comandado, pela primeira vez, por uma mulher. “Pra mim é uma honra, como a primeira mulher governadora do estado, junto com Priscila e Carla, trazer a primeira comandante mulher deste regimento. Não é só pelo fato da senhora ser mulher que está aqui, mas pela sua liderança de trabalho e seu compromisso. Mas é também pelo fato da senhora ser mulher e trazer aqui a sua sensibilidade, a sua disciplina, a sua firmeza , a sua trajetória de vida dedicada à Polícia Militar”, declarou.

Imagens: Sgt PM Elton Camilo

Texto: Cb PM Renata Santos

ASCOM PMPE