PMPE participa do Abril Azul com visitantes ilustres

 

O Quartel do Comando Geral, no Derby, recebeu, na tarde desta quinta-feira (27/04), uma visita muito especial. O Museu da PM abriu as portas para um grupo com mais de 40 crianças e adolescentes com autismo, inclusive filhos de policiais militares. O chefe do Estado Maior Geral, coronel Cláudio Ricardo Gonçalves Lopes, e o assessor de Comunicação Social da PMPE, coronel Cláudio Brito, marcaram presença e recepcionaram os grupos.

Essa programação lúdica fez parte das atividades do Abril Azul, voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e teve a participação de unidades especializadas, como Cavalaria, BPChoque, BPRp, CIPMoto, CIPCães e Cipoma. O Grupamento Tático Aéreo também se fez presente com a exposição do Helicóptero da SDS. Divertindo a criançada, o evento contou com a presença de policiais militares caracterizados de Capitão América e Super Incrível, bem como Homem Aranha, que interagiram com as crianças.

O chefe da Assessoria de Comunicação Social da PMPE, coronel Luiz Claudio Brito, sublinhou a participação da Corporação. “ A Polícia Militar como instituição, quase que bissecular, não poderia deixar de colaborar com a sociedade nesse Abril Azul, sobretudo com as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), promovendo a interação da estrutura policial militar com a inclusão social”, enfatizou.

A coordenadora do Grupo Construir, Natália Cavalcante, destaca a importância do momento de inclusão. “Essa visita foi momento ímpar de conscientização do autismo junto a Polícia, pois muitas vezes elas não tem acesso a esses espaços e a gente conseguiu trabalhar tanto questões de inclusão como as questões sensoriais”, pontuou.

Juliana Gomes, responsável pelo grupo de crianças especiais de Pernambuco, elogiou a iniciativa da PMPE. “ Hoje é um dia muito especial, pois estamos no Quartel do Derby em alusão ao Abril Azul, representando a conscientização do autismo. O evento é excelente pra aproximar a PMPE da sociedade civil”, disse.

Já a coordenadora do grupo Juntos Somos Mais, também comentou a visitação. “Nós, mães de filhos atípicos, estamos na batalha, na luta, por nossos filhos e fomos bem recebidos com carinho, atenção e respeito, por se tratar de uma ação de inclusão social”, concluiu.

Uma das mães, a sargento Mércia Barbosa, lotada no Ministério Público, pontuou o evento. “meu filho é Lucas e tem oito anos, sendo diagnosticado aos dois anos. Essa ação da Polícia Militar é de inclusão, meu filho mesmo acha o quartel um castelo e ficou muito feliz, pois subiram em uma aeronave, cavalo, motos e outros equipamentos que refletiu um brilho no olhar de cada uma delas e das mães também”, completou elogiando a Corporação pelo engajamento social.

ORIGEM – Vale destacar, que em 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, que se estende por todo mês, sendo denominado Abril Azul pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

O intuito das atividades no Abril Azul é chamar a atenção da sociedade e promover a divulgação de conhecimento sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), distúrbio neurológico que pode afetar diferentes áreas do desenvolvimento do indivíduo.

Texto: Pedro Morais/Fotos: ST Manuela