Uma final de campeonato da magnitude de Sport X Ceará merecia um planejamento operacional feito a muitas mãos para que tudo transcorresse da melhor forma possível, e assim foi feito. A Polícia Militar de Pernambuco através de sua Diretoria de Planejamento Operacional (DPO), Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e Inteligência da Corporação, executou todo o planejamento operacional do jogo Sport x Ceará, válido pela final da Copa do Nordeste 2023.
Foram mais de 900 homens e mulheres empenhados para garantir a segurança de milhares de torcedores que acompanharam a partida, seja no campo ou em bares e restaurantes da Região Metropolitana do Recife. A pé, a cavalo ou motorizado, a PMPE se fez presente, o que foi alvo de elogio por parte da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
O subcomandante geral da Corporação, coronel Marcos Ramalho, esteve presente ao evento representando o comandante geral, coronel Tibério César, em missão no Sertão do Estado e falou sobre o planejamento executado, citando também a atuação de outros órgãos operativos. “Foi uma grande operação, algo que há muito tempo nós não tínhamos, nesse porte, aqui no estado, e graças à Deus com o planejamento que foi feito pela DPO, DIM, DIRESP e Inteligência, em comunhão com as demais operativas, foi sucesso. Não houve qualquer intercorrência que mereça destaque negativo e todo o policiamento desenvolveu o seu trabalho com perfeição”, disse o comandante.
O secretário executivo da SDS, Alexandre Alves, relatou passo a passo toda a atuação da Polícia Militar de Pernambuco, desde as primeiras horas da manhã até a escolta da torcida visitante pós jogo e finalizou suas palavras pedindo uma salva de palmas a todos que participaram direta ou indiretamente desta operação. “Eu tenho 20 anos de Polícia Federal, planejei operação de tudo que é jeito, mas operação bonita como essa, foram poucas que eu vi. Quero pedir um salva de palmas para todos vocês”, disse ele.
A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, enalteceu cada diretor que esteve à frente da operação e com isso, também, seus comandados. “Esse reconhecimento público da gente elogiar a ação de vocês é uma diretriz nossa, a gente cobra, mas a gente reconhece. A gente reconhece que foi um trabalho totalmente pautado na doutrina e de uma forma integrada que era bonito de ver, foi um espetáculo”, disse ela, que exaltou o trabalho integrado das forças de segurança, citando um trecho do livro Adeus às armas, de Ernest Hemingway, – Quem estará nas trincheiras ao teu lado? – E isso importa? – Mais do que a própria guerra, e finalizou “Eu tenho muito orgulho de vocês e que bom que a sociedade pernambucana tem vocês ao lado”.