Com o objetivo de capacitar e preparar os agentes de inteligência das forças policiais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, em parceria com a Polícia Militar de Rondônia, está realizando a 28ª edição do Curso de Segurança Orgânica em Porto Velho.
O curso, que segue a doutrina nacional de inteligência, é destinado aos agentes de inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, e busca oferecer uma formação especializada em várias áreas de atuação. A iniciativa visa preparar os agentes para atuarem de forma eficaz nos cenários de operações e contribuir para a redução da criminalidade no país.
Um dos instrutores do curso, o major André Leite, que comanda a Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta da PMPE, destacou a importância da atuação desses policiais nos cenários de operações e sua relevância para as tomadas de decisões e atuações das forças policiais. Durante sua visita ao comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel James Alves Padilha, o oficial agradeceu a oportunidade de colaborar com a formação dos agentes de inteligência do estado.
O coronel Padilha, por sua vez, destacou que as forças policiais do país têm os mesmos objetivos, independentemente das diferenças nas cores das fardas e estruturas organizacionais. Segundo ele, a atuação conjunta e integrada é fundamental para garantir a segurança e a paz social em todo o território nacional.