Comandante da PM recebe maior comenda do Judiciário pernambucano

Sessão solene comemora os 201 anos do TJPE e homenageia autoridades civis e militares

O auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Joana Bezerra, foi palco, na tarde de segunda-feira(14), da sessão solene comemorativa dos 201 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Para marcar a data, foi realizada a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário “Desembargador Joaquim Nunes Machado”, a mais alta condecoração instituída pelo TJPE.

Entre os agraciados com a honraria, estiveram a governadora Raquel Lyra, secretários de Estado, desembargadores, juízes e autoridades civis e militares, entre elas o comandante geral da PMPE, coronel Tibério César. “Para mim é um privilégio receber essa homenagem. Mostra a força da PM, sua importância” avaliou o comandante, agradecendo ao presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo: “O Judiciário continuará tendo total e irrestrito apoio da Polícia Militar”, finalizou.

A Medalha do Mérito Judiciário foi criada pelo TJPE em 1985, com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou por méritos excepcionais no campo do Judiciário.

O patrono desembargador Joaquim Nunes Machado, que dá nome à comenda, é uma das figuras mais marcantes da historia de Pernambuco. Magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias identificado com as causas populares, tornou-se mártir do idealismo da liberdade.