AULA MARCA INÍCIO DO 4° CURSO DE AÇÕES DE CHOQUE

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), a aula inaugural do 4° Curso de Ações de Choque. O evento foi no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP).

Durante a cerimônia, os participantes assistiram uma palestra ministrada pelo chefe da 6ª seção do Estado Maior Geral, coronel Alessandro Ribeiro. Com o tema “Evolução da Doutrina de Policiamento de Choque na PMPE”, a apresentação trouxe uma perspectiva histórica e atualizada sobre as práticas de policiamento dessa especialidade.

Durante o discurso de abertura, o comandante geral da PMPE, coronel Tiberio César ressaltou a relevância desse treinamento e fez questão de motivar o turno e aconselhar que eles mantenham o foco até o final. “Vocês estão habilitados para estar aqui. Lembrem que a luta é mais do que o físico, é mente”, incentivou. Ele estava acompanhado do chefe do Estado maior Geral, coronel Ricardo Lopes e, respondendo pela Diretoria de Planejamento Operacional, coronel Fred Saraiva, além de outras autoridades.

HISTÓRICO
Promovido pelo Batalhão de Choque (BPChoque), o curso surgiu em 2001 diante da necessidade de capacitar e aperfeiçoar profissionais da área de segurança pública, visando a melhoria das condições individuais e coletivas das tropas que cumprem missões de alta complexidade operacional.

Esta quarta edição tem 50 alunos, sendo 41 da PMPE e nove de outras instituições policiais. Com uma carga horária de 432 horas-aula, os agentes terão disciplinas como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Uso Diferenciado da Força, Técnicas de Controle de Distúrbios Civis e Ações Táticas de Choque em Unidades Prisionais.

Fotos: Sd André Coelho

Texto: Cb Suellen Vilela

ASCOM PMPE