Dando início às atividades comemorativas pelo 43º aniversário da unidade, aconteceu, domingo (03/09), o I Torneio de Xadrez do Batalhão de Polícia de Choque. Um evento inédito não apenas para o BPChoque, como para a Polícia Militar de Pernambuco.
O torneio envolveu 65 jogadores e foi acompanhado por um público em torno de 100 pessoas, entre militares e civis. Além dos pernambucanos, a disputa atraiu participantes vindos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Petrolina, cidade a 800km da capital, foi muito bem representada pela soldado Ramyres que, além de policial militar, é Mestre pela Federação Internacional de Xadrez.
O campeão do torneio foi o cabo PM Ironildo, que se consagrou após vencer seis das sete rodadas, fazendo 6,25 pontos de sete possíveis. O segundo colocado foi o civil Hilton Vilarim, seguido pela soldado Ramyres, em terceiro. O torneio contou com o apoio do Colégio GGE e da Escola Conecta, que cedeu gratuitamente suas instalações, e do Centro de Apoio aos Policiais Militares – AJUPM.
Para o tenente coronel Washington, comandante do BPChoque, o evento aproximou a sociedade da Polícia Militar, e fortalece vínculos com a população, “mostrando um outro lado dos operadores do Choque”