PMPE sobe o Morro para garantir a segurança dos fiéis

 

Padroeira afetiva da cidade do Recife, Nossa Senhora da Conceição, é festejava anualmente por milhares de fiéis que sobem até o Morro da Conceição, na Zona Norte da capital. A festa que chega a seu 119º ano é patrimônio cultural imaterial do estado.

E um dia apenas não seria o bastante para Nossa Senhora da Conceição. Por isso, desde a terça-feira (28/11), a Polícia Militar executou uma operação especial, para garantir a segurança de todos que subiram o Morro para fazer orações, mobilização, que ocorre até esta sexta-feira (8/12), data oficial dedicada à santa. Com cerca de 50 policiais militares lançados diariamente, foram empenhados aproximadamente 550 PMs nos 11 dias de peregrinação.

O policiamento é escalado no alto do Morro e nos seus acessos. Os pontos de deslocamento para a Zona Norte também recebem atenção especial, através do 13º e do 16º BPM. Todo o trabalho, no santuário e seu entorno, é coordenado pelo 11º BPM, Batalhão responsável pelo policiamento na área, e contará ainda com reforço de batalhões especializados (BPRp, BPTran, CIPCães, CIPMoto e RPMon). Tudo centralizado em um Posto de Comando, estrategicamente montado em frente à Academia da Cidade.

A PM trabalhou em sintonia com forças amigas, a exemplo da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros , 7º Distrito Sanitário do Recife, Emlurb, CTTU, Centro Público de Promoção do Trabalho e Renda de Casa Amarela, Guarda Municipal, Distrito Sanitário III, Secron, Dirmam, Celpe, Paróquia do Morro da Conceição, Arquidiocese de Olinda e Recife e Samu.

Texto: Otávio Toscano

Fotos: SGT° Elton Camilo