Pernambuco e Bahia lançam Operação Vale do São Francisco Seguro com mais de 400 agentes de Segurança

O lançamento aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) nas margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram, nesta sexta-feira (17), a maior operação conjunta entre os dois estados intitulada Operação Vale do São Francisco Seguro, com mais de 400 agentes de Segurança. Entre os objetivos da operação, que vai até domingo (19), estão cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em
aberto, além da saturação policial em bairros de fronteira entre os dois estados que concentram os homicídios por brigas de facções criminosas, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e outros ilícitos.

Na linha de frente da operação em Petrolina, nesta madrugada, estava a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, cel Valter Araújo. “Esta operação com grandiosidade que estamos lançando hoje, demonstra força não só numérica, mas da integração em torno de um objetivo comum que é combater a criminalidade e proporcionar a segurança para Pernambuco e para Bahia que tanto queremos”, afirmou a secretaria Dominique de Castro Oliveira. Para o baiano cel Valter, a operação conjunta é um “marco histórico para Vale do São Francisco. “Bahia, Pernambuco, com suas cúpulas de Segurança, unidos com o objetivo único que nos trará sucesso nas operações e que devem continuar”, disse cel Valter.

Durante a operação haverá o reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atendimento das ocorrências das demais Forças de Segurança que estarão atuando na cidade de forma preventiva em pontos georreferenciados de incidência de tráfico e Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI). Também estiveram presentes o delegado da polícia civil da Bahia, André Viana, o comandante da polícia Militar de Pernambuco, cel Torres; de Pernambuco estavam: o delegado-geral da Polícia Civil Renato Rocha; o comandante dos Bombeiros Luciano Fonsêca, o diretor-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides a corregedora da SDS-PE, Mariana Cavalcanti entre outras autoridades.

Na Polícia Militar, esses operação possibilita a ampliação dos efetivos empregados nas vias públicas do Sertão. Esses profissionais reforçam em conjunto, especialmente, os locais de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, áreas de lazer e espaços de convivência. Além de atuarem em ações preventivas através de campanhas como Alerta Celular e de combate à Violência Contra Mulher.

Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), também está envolvido nas ações integradas. O CBMPE intensificará fiscalizações com a operação Bar Seguro, atuando, ainda, na remoções e salvamentos de acidentados e vítimas de violência, enquanto o Grupamento Tático Aéreo (GTA), de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia atuarão no patrulhamento aéreo ostensivo na região do Vale do São Francisco, dando apoio ao cumprimento dos mandados e outras ações que são realizadas por terra.

Haverá ainda na manhã desta sexta-feira a 3ª Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale do São Francisco, no auditório da Faculdade Soberana, em Petrolina, com a presença da secretária Executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira e do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

Texto: CICOM/SDS.