Na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, o capitão Jorge Neto, oficial do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), visitou o Comandante Geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, para celebrar a conclusão de seu curso de Ações Táticas Especiais (ATEsp I/24) do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo (PMESP).
O curso, que iniciou com 31 alunos — 26 policiais militares da PMESP e 5 policiais estrangeiros (incluindo 3 da PMPE, 1 da PMMA e 1 da PCMA) — culminou com a formação de 11 operadores urbanos. Destes, 9 eram da PMESP, 1 da PMPE e 1 da PCMA. Este é o segundo policial pernambucano a completar o curso após 22 anos, sendo o primeiro o atual Comandante Geral da PMPE. O comando do BOPE recomendou o capitão Jorge Neto para o curso e o tenente Kemuel, oficial da mesma unidade, esteve presente na cerimônia de formatura em São Paulo.
Apesar de continuar no BEPI, o capitão Jorge Neto foi indicado pelo BOPE para o supracitado curso de ações táticas especiais, reforçando sua importância na capacitação de futuros especialistas. A experiência adquirida será crucial para a Instituição e, inclusive, o oficial recém formado já atuará como instrutor do 4º Curso de Ações Táticas Especiais do BOPE PMPE, que começou nesta semana.