Nesta manhã (26), foi lançado o Programa “Tamo Junto”, da Polícia Militar de Pernambuco. O programa visa capacitar policiais militares para prestarem apoio aos seus pares dentro do escopo da política de saúde mental da Corporação
O evento aconteceu no auditório do Ginásio de Terapias Integradas da Fundação de Apoio ao Centro de Assistência Social (FCAS), localizado na Vila Militar, no Derby, e contou com a presença de 120 policiais militares de várias unidades da PMPE, os chamados Focais, além de convidados de forças coirmãs.
A gerente de Atenção e Cuidado da Secretaria de Defesa Social, Raquel Miranda e o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Ivanildo Torres deram as boas-vindas aos participantes. “Nós precisamos cuidar da nossa tropa. O abraço cura, o ouvir cura, o “Tamo Junto” cura. Cuidar do próximo, começa pelo cuidar da gente”, frisou o coronel Torres.
A tenente-coronel Vanessa Santos, psicóloga, mestre e doutora em psicologia cognitiva da PMPE, falou sobre o programa. “A ideia vem de uma metodologia já conhecida, reconhecida e utilizada, inclusive, em outros países e se baseia na ajuda mútua, onde um policial orientado e capacitado, dá suporte a outro policial militar. Desta forma nós diminuímos o estigma da busca pela ajuda em saúde mental e também, a longo e médio prazo, teremos uma mudança na cultura policial de invulnerabilidade, encorajando essa busca por ajuda, melhorando as relações, humanizando os processos e prevenindo o adoecimento, assim vamos amenizar o sofrimento psíquico e melhorar os níveis de autoeficácia para aqueles policiais que já adoeceram e precisam desse apoio”, disse a tenente coronel Vanessa.
“O nome do programa, “Tamo Junto”, não foi escolhido por acaso”, explicou a tenente coronel Vanessa, “Ele vem do objetivo que é de estar junto e dizer “eu tô aqui, tô com você”. O significado do nome e da logomarca é de que o policial não está só, onde quer que ele esteja. No Agreste, no Sertão, na Mata, ele vai ter alguém que vai dizer pra ele assim, tamo junto, finalizou ela.
Fotos: Cb Henrique Filho | ASCOM PMPE
Texto: Cb Júlia Miranda | ASCOM PMPE