QUARTEL DO DERBY CELEBRA 100 ANOS DE HISTÓRIA

Nesta sexta-feira (18/10) foi comemorado o centenário da imponente construção localizada na área central do Recife, o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, mais conhecido como Quartel do Derby. Uma solenidade realizada em frente ao prédio exaltou os 100 anos deste local, que carrega a história do povo pernambucano.

 

Com as presenças da vice-governadora Priscila Krause; do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; e do comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, o evento reuniu ainda autoridades civis e militares, além de familiares e convidados, para celebrar um século de um dos marcos históricos da segurança pública no estado.

Durante o evento, o coronel Ivanildo destacou a importância do local: “Hoje é dia de mostrar a grandiosidade do nosso Quartel”, disse ele, emocionado. Ao final, declarou seu amor ao QCG, ressaltando o orgulho de fazer parte de uma Instituição tão simbólica para o estado.

O festejo contou com apresentações da Orquestra Criança Cidadã, dos tenores tenente-coronel Jefferson Bento e Igor Alves, da Banda da Polícia Militar de Pernambuco e do coral de alunos do Colégio da Polícia Militar. Além disso, um cordel foi recitado pelo tenente Paulo Katu, enaltecendo a história do aniversariante. Houve ainda a entrega da moeda comemorativa e o descerramento da placa alusiva aos 100 anos do QCG.

Após o espetáculo, o Quartel do Derby abriu as portas para a visitação do público. Os visitantes puderam conhecer a estrutura, apreciar uma exposição fotográfica e se aprofundar um pouco mais na história do Estado, como o enfrentamento ao cangaço e às revoluções. Unidades especializadas também montaram uma estrutura com os materiais que são utilizados por cada uma, para que os cidadãos pudessem entender suas especificidades.

HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO

Construída no final do século XIX para abrigar o Mercado Coelho Sintra, a edificação tinha cerca de 200 boxes, além de hotel, cassino e parque de diversões, sendo ainda considerada por muitas pessoas como o primeiro shopping center da América do Sul.

No entanto, o mercado funcionou por pouco mais de três meses e, em 1900, um incêndio destruiu a construção. Duas décadas depois, o governador do Estado, Sérgio Loreto, reformou o local, e, em 18 de outubro de 1924, o prédio foi entregue como um marco da segurança pública do Estado. No ano seguinte, o coronel João Nunes assumiu o comando do Quartel.

Atualmente, o imóvel é o coração da Polícia Militar de Pernambuco, onde são tomadas as decisões e estabelecidas todas as diretrizes operacionais da Corporação.