ANIVERSÁRIO DO MUSEU DA PMPE

Para onde vamos se não temos uma referência? Dentro deste contexto, podemos sublinhar que a maior riqueza de uma nação, de um segmento, de um grupo, de uma entidade ou até mesmo de uma pessoa é sua própria história, a essência da sua maior riqueza, sua identidade.
Pensando em preservar a memória histórica da Instituição, no dia 9 de julho de 1978 foi inaugurado o Museu da Polícia Militar de Pernambuco, que hoje funciona nas dependências do Quartel do Derby.
Um acervo totalmente destinado a guardar e preservação da história de lutas da gloriosa Polícia Militar de Pernambuco, Instituição Militar que há 196 anos tem a missão de promover a tranquilidade e à segurança pública da sociedade pernambucana, buscando a paz social.
Encontram-se no acervo do Museu da Polícia Militar de Pernambuco, documentos históricos datados desde o Decreto imperial em 1825, que proporcionou o surgimento do Corpo de Polícia, como também objetos, instrumentos e outras formas materiais de fotografar o passado para construir o futuro.
Mas, a grande preocupação com esses históricos e valiosos objetos é legitimar a existência deles, não pela sua importância material, mas sim pela preservação abstrata das memórias que eles representam e que são inerentes à quase bissecular Instituição Militar.