Polícia Militar lança: Operação Verão

Chegou o verão, e com ele a flexibilização do governo do estado para o acesso às praias do litoral pernambucano, o que implica no aumento do fluxo de turistas locais, nacionais e estrangeiros. Tal evento merece uma atenção especial da Polícia Militar para garantir a segurança de todos, por isso foi apresentado, nesta tarde (31), no auditório da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO) da PMPE, o plano da Operação Verão 2021.

A primeira etapa acontece a partir de hoje (1) e segue até 31 de dezembro deste ano, com mais de 2.500 lançamentos operacionais, que contemplará os 187 km de extensão do litoral do estado, além da orla fluvial de Petrolina. De acordo com o diretor adjunto da DPO, coronel Alexandre Tavares, este ano, a Operação Verão se estenderá às zonas urbanas dos municípios. “Essa operação cobre tradicionalmente o litoral, mas devido a essa flexibilização do decreto estadual que dita as regras referentes ao controle da pandemia do COVID-19, nós percebemos o retorno do fluxo de pessoas ao litoral, por isso a zona urbana dos municípios também será policiada”, disse o coronel.

As estradas de acesso às praias terão a presença de policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária, que fará a fiscalização nas rodovias. Nove áreas terão incremento em seu policiamento, são elas, Casa Caiada, Piedade, Janga, Porto de Galinhas, Boa Viagem, Itamaracá, Goiana, Tamandaré e Petrolina, através da Diretoria Integrada Metropolitana (1º, 6º, 17º, 18º, 19º e 26º Batalhões), Diretoria Integrada do Interior I (3ª e 10ª Companhias Independente da Polícia Militar), Diretoria Integrada do Interior II (5º Batalhão) e Diretoria Especializada (CIATur e BPRv).

Para o feriadão que se aproxima, de 4 a 7 de setembro, a Polícia Militar já tem planejamento definido. “A PM, junto com outros órgãos operativos da área de segurança pública já realizaram a confecção dos seus planejamentos, será um feriadão atípico, mas os órgãos de segurança estão prontos com o planejamento definido para este período de feriado”, finalizou o coronel Alexandre Tavares.