Aconteceu nesta manhã (10.5), no auditório Rossini Couto, a aula inaugural do III Estágio de Operações em Motopatrulhamento Tático 2022. A cerimônia foi presidida pelo coronel PM Marcos Ramalho, diretor de Tecnologia da PMPE, autoridade militar mais antiga presente. O evento contou contou ainda com a presença do coronel Antônio Menezes, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, do coronel Alexandre Tavares, diretor Integrado Especializado, e de seu adjunto, coronel Cleto Antônio de Morais, do coronel Fred Jorge Saraiva, diretor adjunto de Planejamento Operacional, do coronel Tibério Noronha, comandante da Academia de Polícia Militar do Paudalho e do tenente-coronel Petrus Genuíno, comandante da CIPMoto.
O comandante da CIPMotos, tenente-coronel Petrus, deu as boas-vindas aos alunos. “Senhores alunos, sejam bem-vindos, todavia tenham a consciência de que não haverá distribuição gratuita de brevês, venham conquistá-lo. Aqueles policiais que conseguirem lograr êxito no curso tenham a certeza que apresentarão as capacidades necessárias para compor um trio de ROCAM. Como diz a nossa sagrada oração: Obrigado, Deus eterno, pela ROCAM e seus valorosos guerreiros, Águia!”, bradou o comandante.
Diretor de Tecnologia da PMPE, o coronel Marcos Ramalho lembrou com entusiasmo como tudo começou, quando ele ainda tenente foi a São Paulo, conhecer junto à Polícia Militar daquele estado, essa modalidade de policiamento. E como foi voltar a Pernambuco e repassar todo esse conhecimento. “Lembro do grande desafio que foi levar esse conhecimento e capacitar os policiais de todo o nosso estado. As equipes, a logística, a equipe de instrução, para formarmos as primeiras turmas em Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde e Caruaru. Foi muito suor e sangue derramado, mas conseguimos repassar essa capacitação, principalmente no Sertão”, lembrou ele.
O estágio conta com 45 alunos e tem por objetivo habilitar os candidatos a executarem o serviço de patrulhamento com motocicletas, visando atender ocorrências policiais, diminuindo seu tempo de resposta, para melhor atender a sociedade e terá aproximadamente 180 horas/ aula, divididas em 12 disciplinas como Técnicas de Abordagem com Motocicleta, Instrução Tática Garupada, Tiro Policial, Doutrina ROCAM, entre outras.
Texto: CB Júlia Miranda
Foto: CB Diego Henrique.